Prevenção e diagnóstico do câncer de mama é pauta em palestra na Secretaria da Fazenda

Fazenda
09/10/2018 22h55

O câncer de mama é a doença oncológica que mais mata mulheres no mundo. No Brasil, até o final deste ano, estima-se que serão registrados cerca de 59.700 mil novos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca); números que assustam e revelam uma  situação preocupante. Para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, todos os anos é realizada a campanha “Outubro Rosa”, um momento para disseminar informações e chamar a atenção da população.

Ciente da importância desse tema, a Secretaria Municipal da Fazenda de Aracaju (Semfaz) se integrou à causa e nesta terça-feira, 9, realizou uma palestra com o oncologista Michel Fabiano Alves. Mulheres e homens, servidores do órgão, puderam ouvir esclarecimentos, tirar dúvidas e entender de forma clara e objetiva o que pode ser feito para evitar, diagnosticar e/ou tratar o câncer de mama.

“A gente sabe que quanto mais cedo tivermos o diagnóstico, mais simples é o tratamento e maiores são as chances de cura. Então, precisamos conscientizar as mulheres para a importância de se tocar, de prestar atenção no corpo delas e nos sinais que ele pode dar, e de procurar um médico ao primeiro sinal de que algo não está certo”, enfatizou o oncologista. Segundo ele, o número de mortes pela doença ainda é tão alto, principalmente porque na maior parte dos casos ela é descoberta em um estágio avançado.

Além disso, Michel Fabiano Alves alertou sobre verdades e mitos que envolvem o câncer de mama. “Prótese mamária, emoções negativas, sutiã apertado com aro, desodorante antitranspirante, o tamanho da mama, nada disso aumenta o risco de ter a doença”, exemplificou. O oncologista também fez um importante alerta: o câncer de mama é mais comum entre mulheres a cima de 50 anos, mas hoje em dia tem aumentado o número de casos em mulheres abaixo dessa faixa etária.

“Um quarto das mulheres com câncer de mama hoje se enquadram nessa fase. E algumas características explicam essa mudança, como o estilo de vida adotado na atualidade, a alimentação, a falta ou a redução da prática de atividade física, o fato das mulheres estarem, de maneira geral, engravidando mais tarde, são algum dos motivos que podem justificar. Por isso, fiquem cada vez mais atentas e redobrem o cuidado com a saúde”, recomendou.

A assessora administrativa da Semfaz, Aires Mirelle Sousa, parabenizou a organização pela iniciativa. “Foi um momento que nos agregou muito conhecimento. A palestra foi maravilhosa, com conteúdo objetivo e novo, repleto de esclarecimentos. Essas ações, especialmente no ambiente de trabalho, são muito importantes”, opinou. A servidora Luiza Gama também aprovou a atividade. “A gente acha que já sabe de tudo, por ser um assunto tão comentado. Mas descobri muita coisa que não sabia e que chamou minha atenção. Um trabalho muito legal”, completou.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, também participou da ação e ressaltou a importância dela. "É cada vez mais necessário que eventos deste tipo, que trazem informação e agregam conhecimento no ambiente de trabalho, sejam realizados. Os organizadores estão de parabéns pela iniciativa e têm total apoio desta secretaria. Além disso, destaco a escolha do tema para a discussão, um assunto muito atual e que precisa ser disseminado", concluiu.