Prefeitura realiza melhorias na iluminação da avenida Rotary

Obras e Urbanização
10/10/2018 09h57

Desde janeiro de 2015, data em que o município passou formalmente a responder pela rede pública de iluminação, a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando nas melhorias dos mais de 52 mil pontos de iluminação distribuídos pelos 40 bairros, com substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos.

Uma nova intervenção começou a ser feita a avenida Rotary com a substituição de quase 30 lâmpadas de LED, nas imediações dos arcos da Orla de Atalaia. A troca das lâmpadas está sendo feita sem nenhum ônus para os cofres públicos, já que está dentro do prazo contratual cujas cláusulas preveem que a reposição deve ser feita pela empresa que fez a substituição de todo parque de iluminação da avenida.

Além de restaurar a iluminação noturna de um dos locais turísticos da capital sergipana o trabalho vai gerar economia no consumo de kWh e menos despesas para os cofres públicos. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, avalia a ação como positiva, tanto pela preocupação em manter os espaços públicos iluminados, como por não gerar gastos para a gestão.

"Somos rigorosos e vigilantes nos contratos firmados e nos serviços prestados ao município, e, ao perceber que ali na avenida Beira Mar as lâmpadas estavam com problemas, acionamos a empresa e fizemos cumprir aquilo que o contrato preconiza. Vamos realizar melhorias nos próximos dias na Zona de Expansão e fora isto temos também ofertado os serviços de troca de lâmpada queimada diariamente, totalizando uma média mensal de mais de 2 mil lâmpadas substituídas", revela Ferrari.

Respeito à legislação

Todas as atividades são sempre desenvolvidas em consonância com Norma Técnica Brasileira NBR-5410 (que trata de instalações elétricas em baixa tensão), com a Norma Técnica Brasileira NBR-5419 (que dispõe da proteção de estruturas contra descargas atmosféricas), e com a Norma Regulamentadora-10 (que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade).

Solicitação

A Emurb disponibiliza para a população dois tipos de serviço na área de iluminação pública. Para lâmpadas queimadas, o cidadão deve ligar para o call center, por meio do número 0800-642-4343 ou pelo aplicativo Telegram. Basta procurar o usuário Geolux e dar um "Oi" para começar o diálogo. O atendimento é interativo e georreferenciado. Já para a implantação ou melhoria de iluminação existente, a solicitação deve ser feita através do número (79) 3179-1619.