Aracaju celebra o Dia do Guarda Municipal

Guarda Municipal
10/10/2018 16h20

A capital sergipana conta com sua Guarda Municipal há 27 anos, sendo reconhecida como uma das mais capacitadas e atuantes de todo o Brasil. Esse reconhecimento ocorre não apenas por suas ações de combate à criminalidade, proteção da vida e do patrimônio municipal, mas também por sua atuação nos campos esportivo e social. Para celebrar a atuação desses profissionais e chamar a atenção para o impacto do seu trabalho na qualidade de vida dos aracajuanos, foi instituído, em 2017, o 10 de outubro como Dia do Guarda Municipal de Aracaju.

Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a grandiosa contribuição dos guardas municipais da capital é motivo de orgulho. "Aracaju pode contar com uma guarda preparada, bem formada e que tem prestado serviços de extrema relevância para o município, em especial para os cidadãos aracajuanos. Enquanto Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, parabenizamos esses valorosos guardiões e guardiãs", enalteceu o secretário.

O diretor da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, enfatiza que nesta data, 10 de outubro, é celebrado o dia dos guardas municipais, também, em todo o Brasil. "Celebramos, em especial, os de Aracaju, por suas atribuições, suas atividades e o grande trabalho que eles executam na proteção dos aracajuanos", ressaltou.

O diretor da GMA destaca, ainda, que o trabalho é diversificado e faz com que os guardiões estejam nas ruas, praças, escolas, mercados, terminais de ônibus e muito mais. "De forma guerreira e altruísta, os guardiões vêm contribuindo para a diminuição dos índices criminais na capital, portanto, deixo aqui os meus parabéns pela qualidade de seu trabalho, sua técnica e profissionalismo. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição!", afirma o diretor geral da Guarda, subinspetor Fernando Mendonça.

História

Com a vinda da Família Real para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão da Guarda Real de Polícia (Guardas Municipais no Brasil). Sua missão era policiar a cidade em tempo integral. Anos mais tarde, ao abdicar o trono, D. Pedro deixa seu filho D. Pedro II como sucessor. Neste momento conturbado, através da Regência Trina Provisória, em 14 de junho de 1831, é efetivamente criada, com esta denominação em cada Distrito de Paz, as Guardas Municipais.

Em 18 de agosto de 1831, após a lei que tratava da tutela do imperador e de suas irmãs, é publicada também a lei que cria a Guarda Nacional, e extingue no mesmo ato as Guardas Municipais, Corpos de Milícias e Serviços de Ordenanças, sendo que em 10 de outubro, foram reorganizados os Corpos de Guardas Municipais, agora agregado com a terminologia "Permanentes", órgãos subordinados ao Ministro da Justiça e ao Comandante da Guarda Nacional.

Por essas razões, o dia 10 de outubro passou a ser reconhecido como o Dia Nacional das Guardas Municipais (Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009) e desde o ano de 2017, Dia do Guarda Municipal de Aracaju. Reconhecimento merecido aos homens e mulheres que diariamente contribuem de forma eficaz para a construção de uma cidade cada vez mais segura e tranquila.