Sema promove ação educativa com o objetivo de sensibilizar jovens aracajuanos

Meio Ambiente
10/10/2018 16h29

Com a proposta de estimular o olhar crítico e instigante para o meio ambiente urbano de Aracaju, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), através do setor de Educação Ambiental (EA), realizou, na manhã desta quarta-feira, 10, uma ação educativa no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), aprimorando o conhecimento de jovens aracajuanos sobre aspectos ambientais. Os adolescentes, estudantes do ensino médio de um colégio estadual, situado em Aracaju, puderam conhecer o ambiente natural do parque, administrado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), além de visitarem o Horto Municipal e receberem mudas de plantas ornamentais, assim como entenderem o funcionamento da produção delas.   

De acordo com o analista ambiental da Sema, Luciano Góis, o objetivo foi destacar a importância das árvores não apenas no ambiente natural, mas, principalmente na vida urbana. “A ação de hoje foi uma visita guiada ao Parque da Sementeira, especialmente no Horto Municipal, onde aproveitamos a oportunidade para falar do grande valor que uma árvore tem no seu ambiente natural e urbano”, afirmou o analista. 

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, é de extrema importância trabalhar a questão da arborização urbana. “É preciso despertar esse olhar para que eles possam entender o porquê a árvore é relevante, não somente na questão biológica, mas nas diversas funções ecológicas delas na cidade, no meio urbano, para que eles adquiram um pensamento crítico, perceptivo e consciente quanto à conservação da natureza. Se obtivermos esse olhar ambiental, teremos um melhor desenvolvimento do meio ambiente e da cidade”, destacou.

Para a coordenadora do colégio participante, Cléssia Resende, esse foi um momento para os alunos poderem complementar os conhecimentos dados em sala de aula de forma prática. “É de suma relevância eles conhecerem todo esse processo de arborização. Estamos cada vez mais vivendo em um mundo onde o desmatamento se torna comum. Às vezes a pessoa não tem sensibilidade nenhuma com relação à importância da árvore e aqui, vendo de forma prática, eles adquiriram melhor essa sensibilidade de cuidar e ver a importância de arborizar uma cidade”, explica. 

Adriane dos Santos, professora de Geografia, diz que é comum trabalhar as questões ambientais na escola, mas que às vezes os alunos esquecem da importância de cuidar do meio ambiente. “Apesar de sempre trabalharmos sobre a natureza na escola, é importante unir essas ações de educação ambiental junto à Sema, pois facilita o melhor entendimento e desperta no aluno o interesse e compromisso de agir em favor do meio ambiente. Eles passam a observar melhor a diferença dos lugares que têm arborização e os que não têm, e até começam a transmitir esses conhecimentos para outros” afirma. 

Sensibilizados

Participativos e curiosos em busca do saber, os jovens estudantes se envolveram nas ações educativas e passaram a entender melhor da sensibilização e conservação que o meio ambiente tanto precisa. “Achei bem diferente essa ação porque a gente sai da sala de aula, daquela coisa de ver só a teoria, e aqui, na prática, tiramos as nossas dúvidas que a teoria não consegue explicar por si só. Eu pude absorver esse conhecimento e sei que é importante preservar, pois a natureza já estava aqui antes da gente, então, é o direito dela permanecer aqui, e dever nosso lutar para isso”, expressou o estudante Weideson Conceição.

“As pessoas estão cada dia mais prejudicando o meio ambiente. Ninguém pensa mais na natureza, só pensa em construir bem para si próprio, constrói ali e desmata, constrói aqui e desmata. E a natureza? Estão deixando de lado. E aqui eu pude despertar essa questão. Conheci a real importância, o bem que essas árvores transmitem para gente. Então, é preciso que a gente cuide e valorize a natureza porque só estamos vivos por causa dela”, falou a estudante Rânya Oliveira.

A jovem Rafaela dos Santos, encantada pela natureza desde a sua infância, não perdeu tempo e pediu uma muda de planta ornamental para plantar em sua casa. “Eu gosto bastante do meio ambiente, das árvores e das plantas. Elas me fazem tão bem, proporcionam o ar diferente e deixam o ambiente bem melhor. Meus avôs e meus pais sempre me motivaram a gostar da natureza, minha mãe ama plantar e eu também, então, peguei logo uma muda para levar”, disse.