Sistema integrado de conteúdo é apresentado a servidores públicos

Controladoria Geral do Município
10/10/2018 16h59

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 10, a inicialização da adoção de práticas que institucionalizam a responsabilidade dos agentes públicos na transparência e na efetividade das informações e dados. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura e teve como principal objetivo orientar, de forma integrada, os servidores que trabalham com o Sistema Integrado de Conteúdo.

“Nossa ideia é estabelecer um ambiente de controle que respeite os valores, interesses e expectativas da organização que a compõem e, também, o de todas as partes interessadas, tendo o cidadão e a sociedade como principais vetores”, explica a secretária-chefe da CGM, Sheila Feitosa. A gestora explica ainda que, para garantir um padrão de qualidade em relação às informações, foram elencados requisitos necessários e desejáveis, incluindo a essa ferramenta o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo por meio dos quais os órgãos envolvidos - Semfaz, Segov, Seplog e Secom -  devem disponibilizá-los. “Desta forma, estamos possibilitando mecanismos que garantam a integridade da transparência”, enfatiza Sheila Feitosa.

De acordo com a secretária-chefe da CGM, a ideia é usar o Portal da Transparência como uma ferramenta de gestão. “A transparência caracteriza possibilidade de acesso a todas as informações relativas a uma organização pública. E, para isto, devem ser completas, precisas e claras, demonstrando efetividade na gestão de suas atividades. A Controladoria-Geral do Município, por meio de atividades gerenciais contínuas, está aperfeiçoando e buscando assegurar a prestação de serviço de excelência ao cidadão”, garante Sheila Feitosa.

Para o ouvidor-geral do Município, Marcelo Barbosa, o prefeito Edvaldo Nogueira tem sido incansável na busca da modernização da Prefeitura de Aracaju e esse encontro de hoje, promovido pela CGM, vem justamente a fortalecer o binômio transparência e modernidade. “A Ouvidoria-Geral não poderia ficar de fora desse treinamento, visto que somos um dos principais canais de acesso da população à gestão municipal, seja para solicitações de serviços ou sugestões, críticas, reclamações, elogios ou mesmo denúncias”, diz.

Também presente no encontro, o servidor Erick Franz Oliveira Dias reforçou que esse treinamento faz parte do planejamento estratégico do prefeito Edvaldo Nogueira e para atender às normas técnicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

O Portal 

A secretária-chefe da CGM lembra que o Portal da Transparência garante ao cidadão o direito de monitorar a utilização da verba pública. “A página é um grande guia sobre toda a execução orçamentária e financeira do Executivo Municipal e você pode ter acesso a tudo isso. Através dele, o cidadão poderá acompanhar de perto a boa conduta de transparência sobre os gastos e outras funções”, explica Sheila Feitosa, ao destacar que as possibilidades de consultas e pesquisa na página são muitas.