Educação Ambiental da Sema reforça compromisso com a sensibilização do público infantil

Meio Ambiente
12/10/2018 09h00

A Semana da Criança, que faz alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro,  é uma oportunidade para despertar nesse público a autonomia, criticidade e, principalmente, a responsabilidade ambiental. Com isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do setor de Educação Ambiental (EA), vem reforçando o compromisso de sensibilizar o público infantil por meio da realização de projetos e atividades de forma lúdica, que visam a aproximar e estimular o olhar crítico das crianças para o meio ambiente, despertando a sensibilidade quanto à conservação e valorização dos ecossistemas e regeneração de ambientes degradados.

A curiosidade de uma criança desenvolve a sua capacidade de agir, observar e explorar tudo que encontra ao seu redor. É nesse momento que as orientações são essenciais para resultar em uma aprendizagem significativa durante o seu crescimento. “Promover a educação ambiental é fazer com que elas entendam e aprendam a valorizar e amar a natureza, pois, se desde pequenos forem sensibilizados acerca de suas responsabilidades, certamente serão adultos conscientes de seu papel no mundo”, diz a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

Diversas atividades são realizadas pela equipe da Educação Ambiental da Sema. São ações que vão aos bairros e escolas, levando questões e reflexões ambientais através de oficinas, apresentações teatrais, plantio de mudas e intervenções urbanas, além de outras práticas semanais realizadas em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), como o Ujacará , teatro lúdico, Visita Guiada a Ambientes Urbanos e o novo projeto, a ser realizado ainda este ano, que é a participação de grupos de alunos preestabelecidos das escolas municipais da capital no Projeto Tamar - Oceanário de Aracaju, localizado na Orla de Atalaia, a fim de sensibilizar crianças e adolescentes a adotarem bons hábitos que favoreçam a natureza, em especial, os ambientes urbanos e naturais de Aracaju.

“A gente trabalha com todos os públicos, desde crianças com três anos de idade até idosos de 80 anos. Atualmente estamos desenvolvendo atividades com diversas temáticas, envolvendo o lúdico para aguçar a subjetividade de cada indivíduo. Para a criança é essencial trabalhar dessa forma, pois é brincando e se divertindo que a criança aprende mais rápido. Já com as outras idades, buscamos por meio das ações trazer a sua criança interior, e, a partir disso, as pessoas começam a lembrar de quando elas eram crianças, jovens, e passam a refletir como era o meio ambiente antes e como está hoje. E assim conseguimos ter essa receptividade da proposta educativa, sensibilizar quanto ao cuidado contínuo com a natureza”, explica a coordenadora.

Eventos

A Sema também desenvolve eventos educativos, a exemplo do Praia Limpa, um programa que já está em sua segunda edição e tem o intuito de sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju para práticas mais conscientes em prol da conservação do meio ambiente, em especial, a vida marinha. E neste ano o foco da campanha corpo a corpo é estimular cidadãos, donos de bares, restaurantes e hotéis situados próximos à praia a realizarem o descarte correto do óleo de cozinha vegetal. A ação se estenderá com essa temática até o fim do ano.

Outro evento realizado anualmente pelo órgão ambiental é o Amigo Animal, que tem como objetivo combater a situação de abandono e maus-tratos vivenciados por animais domésticos e silvestres em Aracaju, reforçando para a população quanto à importância de respeitá-los. “Esse é um projeto que une o setor de Educação Ambiental ao Departamento de Controle Ambiental (DCA), e já estamos organizando para que, em dezembro deste ano, possamos realizar essa campanha em favor ao combate aos maus-tratos contra os animais”, conclui a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.