18 do Forte: Prefeitura trabalha e a população agradece

Obras e Urbanização
11/10/2018 15h01

O ruído das máquinas e as conversas dos trabalhadores não causam nenhum aborrecimento para dona Laura dos Santos, que faz questão de acompanhar a pavimentação da avenida Anísio Dário, localizada no 18 do Forte, e onde vive há mais de dez anos. A comerciante oscila entre contentamento pela nova paisagem criada com os serviços realizados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e as lembranças de alguns transtornos que já teve que passar em virtude dos problemas no pavimento da avenida.

"Antes, até que a Prefeitura fazia manutenção, mas na gestão passada foi terrível. Até acidente presenciei aqui na frente de meu estabelecimento. Chegamos a nos reunir e reivindicar melhorias, mas nada mudou. Agora esta nova camada vai permitir que os carros e motos sigam no trânsito com mais segurança e os acidentes diminuam bastante", afirma, satisfeita com os serviços da Prefeitura de Aracaju feitos em sua rua.

A satisfação é compartilhada pelo motorista José Luís Teles, que vive no local desde 1966. Ele relembra que, quando chegou, o que havia era sítios e pequenas chácaras, e confirma que acompanhou o processo de urbanização e desenvolvimento do bairro 18 do Forte. Ele diz que a avenida vai ganhar muito com o recapeamento, além de melhorar as condições de trafegabilidade. "Agora sim podemos dizer que a avenida tem um pavimento de qualidade e, pelo que conheço de trânsito por conta de minha experiência profissional como motorista, posso afirmar nunca vi um asfalto com tanta qualidade", afirma.

Com sorriso fácil, palavras sinceras e um entusiasmo marcante ao passar por um trecho já recapeado, a doméstica Gilda Rocha também é testemunha dos ganhos com as ações de manutenção do sistema viário do bairro onde ela passou a maior parte de sua vida. "Agora sim podemos dizer que fazemos parte de Aracaju, porque moramos no bairro onde a capital nasceu e parecia que não existíamos. A Prefeitura olhou por nós e atendeu um pedido de nossa comunidade", agradece dona Gilda, que mora no bairro há mais de 50 anos.

Todos estes relatos representam a aprovação de novo ciclo administrativo, que retirou a capital do marasmo, reordenou e requalificou os serviços públicos, valorizou os servidores e voltou a investir na melhoria de vida das pessoas. A filosofia da gestão, de transformar Aracaju em uma cidade inteligente, humana e criativa, passa necessariamente por trabalhos como este, de recuperação da malha viária da cidade, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

"O sistema viário é, sem dúvida, uma das prioridades desta gestão. Apenas em setembro, por exemplo, conseguimos pavimentar quase 15 mil m², contemplando oito grandes corredores de trânsito. Por outro lado, a operação tapa-buraco somou outros 30 mil m² recuperados, o que significa que a Prefeitura tem tomado todas as providências no sentido de garantir qualidade no pavimento das ruas. Ainda não está como deveria, mas certamente está bem melhor do que encontramos, e a tendência é melhorar ainda mais", enfatiza Ferrari.