Pilão de Pif comanda show hoje no Quinta Instrumental

Cultura
11/10/2018 16h10

Nesta quinta-feira, 11, quem sobe ao palco do Teatro João Costa é o grupo Pilão de Pif. Os artistas sergipanos irão trazer canções autorais típicas das canções modernas, mas mantendo viva as raízes do gênero musical. O show faz parte do projeto ‘Quinta Instrumental’, ação promovida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

“As bandas de pífanos são uma das manifestações culturais mais antigas e importantes do Brasil. Os instrumentos utilizados foram sabiamente agrupados pelo povo brasileiro que transformou numa manifestação musical para embalar novenas, festas e forrobodó. Por isso, o Quinta Instrumental jamais poderia deixar de fora uma manifestação tão genuína da cultura nordestina, como a banda  de pífano”, afirmou o diretor de arte e cultura da Funcaju, Nino Karvan.

O Pilão de Pif, que se apresenta desde 2003 é formado por Edmar Santos (pífanos), Aragão Santos (pífanos), Betinho Caixa D'Água (caixa e percussão), Michel de Paula (zabumba) e Ney (surdo e percussão). O grupo desenvolve um trabalho de pesquisa, preservação e atualização da arte ligada aos pífanos. Fazendo um som autenticamente nordestino e marcadas por fortes raízes culturais, as apresentações da banda se caracterizam pela energia constante e interação com o público.

Segundo o músico Betinho Caixa D`Água, participar do Quinta Instrumental é contribuir para a cultura instrumental, além de ser uma oportunidade única para a trajetória da banda. “Essa é a nossa primeira participação neste evento e acreditamos que o projeto é de muita valia para a cultura do nosso estado e é uma oportunidade para todos, pois abre portas para os grupos, dá visibilidade aos que já existem e incentiva novas formações”, destaca.

Betinho também enfatiza que levará ao Quinta Instrumental um repertório recheado de músicas autorais. “Será um repertório 99% autoral com músicas que, além de falar a linguagem do Pif, levaremos as batidas do folclore sergipano, assim como Taieira, São Gonçalo, Chegança e outros ritmos que fazem parte da nossa cultura sergipana e nordestina, além de uma pegada única da guitarra de Abraão Lucas Gonzaga, fazendo a harmonia junta ao Pif de Edmar Santos e a percussão de Ney Nascimento e Betinho Caixa D'água”, detalha.

Projeto

Desenvolvido através do planejamento estratégico realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental nasceu com o propósito de ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes.

O projeto tornou-se, num curto espaço de tempo, um atrativo na agenda cultural, oferecendo aos aracajuanos e turistas uma música de qualidade e totalmente gratuita. O evento acontece sempre às quintas-feiras, exceto nos feriados, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão, no Centro da capital, às 20h.