Palestras sobre aplicação da geologia na Defesa Civil marcam Semana Nacional de Redução de Desastres

Defesa Civil
11/10/2018 16h59

A Semana Nacional de Redução de Desastres ocorreu, em Aracaju, com a promoção de conhecimentos voltados as Aplicações da Geologia nas Ações de Defesa Civil. A programação desenvolvida nesta quinta-feira, 11, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), reuniu estudantes, pesquisadores, técnicos da Defesa Civil e moradores de área de risco da capital, para um ciclo de palestras. O evento foi desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Inclusão Social (Depec/Seidh) e UFS.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, explanou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão municipal, especialmente, para a prevenção de desastres. Também oportunizou ao público conhecer os principais dados dos mapeamentos e monitoramentos desenvolvidos na capital, com foco nas áreas mais vulneráveis. "Aqui também formamos multiplicadores , não só em relação ao conhecimento que está sendo transmitido, mas também a partir da disponibilização de materiais que poderão ser replicados e compartilhados. São cartilhas e CDs com informações úteis ao processo de prevenção de riscos. Dessa forma, objetivamos contribuir para construção de uma sociedade mais consciente e com maior educação ambiental", explicou.

Na ocasião, o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, o tenente-coronel Alexandre Alves, ministrou uma palestra sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Além disso, destacou a importância do diálogo entre as instituições. "Essa é uma oportunidade de aproximar o poder público, a Defesa Civil Municipal e Estadual, a academia, para que possamos produzir conhecimento a partir do que for exposto nesse momento", afirmou.

Estudante do curso de Geologia da UFS, Vinícios Nunes acredita que esse é um conhecimento necessário a todos os cidadãos. "Eu acredito que é muito importante para todos nós, como cidadãos, aprender sobre assuntos referente aos desastres, e principalmente para mim, enquanto estudante. Pretendo trabalhar nessa área para ajudar a sociedade e o nosso estado", avaliou.

Para o professor do Departamento de Geologia da UFS, Walter Folly, esse diálogo amplia, inclusive, a percepção da geologia perante o mercado de trabalho. "A engenharia da geologia e a geofísica, são áreas pouco exploradas. Essa parceria com a Defesa Civil amplia as possibilidades e visão para o mercado de trabalho", ressaltou.

Também participou do vento o membro do Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Nudec Zona de Expansão-, Waderley Azevedo, que considerou a iniciativa um grande avanço enquanto processo de conscientização e prevenção. "Considero muito positivo. É importante gerar essa interação com a universidade", disse o morador da Zona de Expansão.