Procon Aracaju

Defesa Social leva conhecimento sobre os direitos do consumidor para o público infantil

11/10/18 17h35

Os direitos e deveres dos consumidores foram tema do ciclo de palestras dedicado ao Dia das Crianças. A programação desenvolvida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), promoveu, ao longo da semana, encontros com os alunos da rede municipal de ensino da capital. A ação objetivou contribuir com a formação das crianças para o consumo consciente.

A atividade integra o projeto Procon Mirim, que atua de forma lúdica na formação cidadã de crianças e adolescentes. Para atrair a atenção do público, as palestras contam com recursos diversificados, como é o caso da exibição de vídeos, além de atividades que incentivam o diálogo e interação entre as crianças.

A coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Rodrigues, destaca a importância de educar os estudantes, visando a construção da consciência sobre os direitos do consumidor. "Nós apresentamos conceitos como relação de consumo e quais são os direitos básicos do consumidor, utilizando meios que prendam a atenção das crianças, através da exibição de vídeos e realização de dinâmicas. Na oportunidade, também divulgamos nossos canais de comunicação para que eles repassem aquelas informações obtidas aos seus pais", informou.

A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, Claudenice Rodrigues, também aproveitou a palestra. "Na maioria das vezes, nós consumidores compramos produtos e não observamos as embalagens. Compramos só pela pressa do dia a dia. Essa palestra mostrou que nós devemos nos conscientizar cada dia mais e procurar a garantia dos nossos direitos", avaliou.