Saúde promove Dia das Crianças nas unidades para aproximar usuários do SUS

Saúde
11/10/2018 18h10

Aproximar cada vez mais a comunidade das unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Este foi um dos principais objetivos das festas em comemoração ao Dia das Crianças, realizadas em diversas unidades de saúde nesta quinta-feira, 11, a exemplo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos.

Os servidores da UBS e os estagiários de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) se organizaram e prepararam uma tarde lúdica com fantasias, brincadeiras, músicas, lanches, presentes e uma mini sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante, onde foram exibidos filmes infantis educativos. Também prepararam uma mesa com brinquedos antigos e educativos, e discos de vinil, os chamados LP’s.

Para a gerente da UBS, Irla Ferreira Lessa, foi importante proporcionar uma tarde de lazer para as crianças que frequentam a unidade. “Até porque as crianças têm medo de vir ao posto de saúde porque pensam que vão tomar injeção. Então pensamos nessa ação para trazer tanto as crianças como os adultos que são usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] para dentro da unidade. Os funcionários das nossas três equipes e os estagiários se mobilizaram e foram até o comércio do bairro, pediram a doação de brinquedos e dos lanches. Enfim, foi realmente uma ação conjunta”, enfatizou.

A dona de casa Priscila Palma levou os três sobrinhos para participar da tarde de lazer. “Achei uma iniciativa maravilhosa. Demonstra que a unidade oferece saúde em todos os sentido, porque geralmente só a procuramos quando estamos doentes. Meus sobrinhos gostam de participar das atividades que os funcionários fazem aqui”, destacou.

O estudante do 6° ano do Ensino Fundamental, Axel Silva de Souza, 11 anos, filho da agente comunitária de saúde Ana Lúcia Silva de Souza, gostou muito de participar da tarde lúdica na unidade onde a mãe trabalha. “Quando minha mãe disse que estava preparando uma festa na UBS, eu fiz questão de vir. O que mais gostei foi do cinema”, disse.

A agente comunitária de saúde Edelde Santos Ramos foi a responsável por passar os filmes educativos e, após o término de cada sessão, ela explicava o conteúdo para as crianças. “Além de aproximar a unidade da população, proporcionar alegria e bem estar, com estes eventos aproveitamos e promovemos saúde também”, frisou.

Outras Unidades

A UBS Celso Daniel também preparou uma festa para as crianças do bairro Santa Maria, bem como o Centro Especializado da Criança e do Adolescente (Cemca) e a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), que pertence à Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da SMS.

“Na UAA fizemos uma tarde de festa para resgatar as brincadeiras de rua e o sentimento de comunidade, pois foram convidadas as crianças que fazem parte do território desta casa. Aqui, buscamos integrar os moradores e o serviço à comunidade, como também dirimir os preconceitos em relação às pessoas que fazem tratamento neste serviço da Reaps de Aracaju”, informou a coordenadora da UAA, Daniele Alves.