SMS debate avanços e desafios durante Congresso de Atenção Primária à Saúde

Saúde
15/10/2018 18h54

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi convidada para fazer parte do Congresso de Atenção Primária à Saúde, promovido pela Universidade Tiradentes (Unit). A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, 15, no auditório da instituição. O congresso segue até amanhã, dia 16, e deve abordar diversos temas relacionados à rede básica que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, este Congresso traz debates interessantes para a Rota Materna em Sergipe. “A SMS e a Unit são parceiras na qualificação da área da Saúde, e nós estamos aqui para falar sobre o fortalecimento do SUS, desafios da rede de atenção primária, colocando a nossa visão de gestão”, enfatizou.

Entre os assuntos abordados estão a história e constituição do SUS no Brasil; os modelos de Atenção à Saúde e tecnologias do cuidado na Atenção Primária; as Linhas de Cuidado Materno-infantil e das doenças crônicas não transmissíveis; o processo de trabalho em Saúde; e o Plano Terapêutico Singular.

Carlos Noronha reforça que o momento é excelente para partilhar conhecimentos e experiências, além de estabelecer parcerias e políticas de enfrentamento com mais otimismo e assertividade nos desafios apresentados nos tempos atuais.

“Hoje o conhecimento é transmitido de forma compreensiva, dando a cada participante a possibilidade de adquirir mais informações sobre as práticas avançadas em todos os campos da Saúde. Dessa forma, buscamos assegurar a elevada qualidade da assistência, sempre centrado nas boas práticas e nos impactos sociais dessas atuações durante implementação de melhorias na saúde pública", ressaltou o adjunto.

A coordenadora do Serviço Social da SMS, Sindaya Belfort, reforça que o evento está sendo realizado para atender uma perspectiva multidisciplinar. “Aqui teremos uma integração de todos os eixos que fazem parte da saúde, com enfoque para a atenção primária, tentando, nestes dois dias de congresso, englobar a história do SUS, os avanços e fragilidades para os nossos trabalhadores”, afirmou.

Já psicólogo e referência técnica em Saúde Mental da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Wagner Mendonça, destacou que o evento não apenas acrescenta conhecimento, como ajuda a repensar o fluxo cotidiano dentro das unidades básicas. “Discutir a atenção primária sempre é muito importante. Atualizar e refletir sobre algumas práticas ajudam a melhorar ainda mais nossa assistência”, complementou.