Prefeitura monitora a cidade em dia chuvoso

Agência Aracaju de Notícias
17/10/2018 12h25

As chuvas que atingiram a capital sergipana desde a madrugada desta quarta-feira, 17, foram monitoradas pelas equipes da Prefeitura de Aracaju para minimizar os eventuais transtornos que pudessem afetar a população. Porém, devido ao baixo volume pluvial, cerca de 5mm até o momento, e ao trabalho preventivo realizado desde o início da atual gestão, através do Plano de Contingência para enfrentamento dos efeitos das chuvas em Aracaju, não foram registrados grandes transtornos na cidade.

A Defesa Civil Municipal continua realizando rondas em diversos bairros da cidade e informa que a previsão de chuvas para esta quarta é de, no máximo, 20mm. A previsão é que o tempo se mantenha instável até o final do mês de outubro.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que as ações são executadas de maneira integrada, com base nas diretrizes do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju. "As situações de chuva são monitoradas de forma coordenada, com base em ações integradas entre os órgãos que fazem parte do Comitê de Gerenciamento de Crise. As atenções são voltadas para ações de caráter preventivo e de rápida resposta, sempre que necessário. Estamos atentos às demandas e preparados para minimizar os transtornos que as chuvas possam vir a causar para a população", enfatizou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, explica que os aracajuanos podem se tranquilizar. “A população não precisa se preocupar porque Aracaju está suportando bem às chuvas que estão ocorrendo na cidade, está tudo sob controle, devido ao trabalho preventivo realizado. Além disso, a previsão é baixa para a possibilidade de eventuais ocorrências. De qualquer forma, estamos à disposição da população através do telefone 199”, afirmou.

No que se refere ao trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) se manteve atenta, principalmente no início da manhã desta quarta-feira, que é o período de maior fluxo de veículos do dia. Cerca de 50 agentes atuaram dando apoio em toda a cidade, auxiliando à população. A SMTT informa ainda que oito semáforos apresentaram problemas, e seis deles já foram solucionados.

Um dos órgãos que fazem parte da força-tarefa do Plano de Contingência, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) também atua durante o dia na desobstrução e limpeza emergencial de bocas de lobo e bueiros, garantindo a manutenção da rede de drenagem da cidade.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) tem atuado preventivamente, com a desobstrução, manutenção e limpeza dos 65 canais existentes na capital. Devido a isso, não foi registrado nenhum alagamento na capital. A Emsurb também solicita o apoio da população para que não jogue lixo nos canais, principalmente nos que ficam junto às marés, evitando, assim, transtornos para os próprios moradores.