Revitalização da Orla Pôr do Sol é tema de reunião entre a Semict e equipe do Prodetur/Se

Indústria, Comércio e Turismo
17/10/2018 08h45

Não é exagero quando o prefeito Edvaldo Nogueira afirma que a Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, no Mosqueiro, tem o mais belo pôr do sol do país. “Um cenário de expressiva beleza”, acrescenta o secretário interino da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict), Ricardo Mascarello, que na tarde desta terça-feira, 16, recebeu os coordenadores operacional e de infraestrutura do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo em Sergipe (Prodetur/Se), Rafael Corona e Felipe Brito, respectivamente, para detalhamento sobre a execução da obra de revitalização do local, iniciada em maio deste ano. 

Um dos pontos levantados foi a elaboração de um projeto de sinalização turística indicativa para a Orla. “Este é um projeto que não constava no escopo original e nossa visita hoje é para solicitar sua elaboração para que possamos fazer a inclusão junto ao BID”, explicou Rafael Corona. Ele também relacionou o que já foi executado no projeto e a previsão de conclusão da obra. “Estamos com cerca de 60% da obra concluída e nossa previsão é que ela seja finalizada no final de dezembro deste ano”, estimou.

Ricardo Mascarello sugeriu uma visita técnica na Orla Pôr do Sol nesta sexta-feira, 19, para conhecimento “in loco” do que já foi executado e também definir com técnicos da Semict e da Emurb os pontos de instalação das placas turísticas indicativas, a fim de subsidiar a elaboração do projeto solicitado pela coordenação do Prodetur.

Durante a reunião, foram tratados ainda pontos como a construção de um novo píer flutuante para atender lanchas de pequeno porte e o projeto de balizamento para ordenamento das atividades no estuário do rio Vaza-barris. “É grande o fluxo de atividades e pessoas nessa via fluvial, por isso é necessário um projeto de balizamento para oferecer segurança aos banhistas, trabalhadores, turistas e também para quem pratica atividades náuticas e esportivas no rio Vaza-Barris”, considerou Ricardo.

Mascarello compreende a obra de revitalização da Orla como estratégica para o turismo. “Essa reforma vem em um momento muito oportuno para a estruturação do turismo de experiência, já que o local é um estratégico epicentro de embarques e desembarques no circuito dos manguezais com conexão para a Ilha dos Namorados, Croa do Goré, Ilha Men de Sá e a cidade histórica de São Cristovão”, registrou, pontuando que “a Orla Pôr do Sol está sendo revitalizada justamente na gestão do prefeito que a inaugurou”. “Importante lembrar que foi em novembro de 2010 que a Orla Pôr do Sol foi inaugurada pelo então prefeito Edvaldo Nogueira e que será reinaugurada justamente por ele, oito anos depois”. 

Com a reforma, finalizou Ricardo, “o aracajuano terá de volta um dos seus mais belos cartões postais, totalmente revitalizado, melhorando a geração de renda, a autoestima da população e o fortalecimento do turismo na capital”.

Participaram também do encontro o coordenador de projetos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Geraldo Santana, a diretora de turismo da Semict, Luciana Kariny, e a turismóloga Viviane Castro.