Arborização: Sema suspende o plantio de árvores em avenidas e intensificará o monitoramento durante o período seco

Meio Ambiente
17/10/2018 15h54

Devido à chegada do período seco, que começa neste mês de outubro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) estará encerrando as atividades de plantio em avenidas de Aracaju. A proposta agora é intensificar a manutenção e o monitoramento das mudas plantadas por toda a capital, a fim de garantir seu índice de sobrevivência, pois nesta ocasião as mudas correm o risco de morrerem facilmente por causa das temperaturas climáticas.

O relatório de monitoramento da equipe de arborização indica que o índice de sobrevivência das espécies que já foram plantadas está atualmente em 95% e a ideia é manter este percentual. “Tanto a manutenção, quanto o monitoramento, já vêm acontecendo desde o plantio, então queremos intensificar essa ação para que o nosso objetivo em requalificar a arborização de Aracaju seja alcançado, ainda mais com esse tempo seco, em que as mudas sofrem muito e por isso necessitam de cuidados especiais”, relatou a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid.

A manutenção e o monitoramento são funções realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que é responsável pela irrigação e podação das mudas, além de também contribuir com o plantio das árvores. Já o monitoramento é de responsabilidade da Sema. Os analistas ambientais verificam a situação de cada árvore plantada, analisam se as mudas se estabeleceram bem no solo ou se apresentam algum tipo de problema, como a falta de água, ataque de pragas e queda do tutor. Observam todos os fatores que possam contribuir para o estabelecimento e o crescimento saudável das mudas.

De acordo com Carla Zoaid, essa é uma das etapas de manejo de arborização que tem prazo determinado. “O monitoramento nos locais onde foram plantadas as mudas será feito no mínimo até dois anos, período em que normalmente as árvores se estabelecem no solo e daí a gente subentende que ela já consegue sobreviver por si só”, disse a analista ambiental.

Plantio

Desde o mês de janeiro deste ano, a equipe da Sema realizou diversos plantios em toda capital, um processo gradativo que objetiva melhorar a arborização e deixar Aracaju com um verde saudável e bem florida. Até agora, já foram plantadas cerca de 550 mudas. Desse total, 294 foram plantadas em mais de dez avenidas espalhadas pela capital sergipana. As árvores plantadas são tipos de espécies adaptáveis à arborização urbana, a exemplo do ipê branco e roxo, sibipiruna, algodão da praia e pau-ferro.

O período seco vai até o fim fevereiro. “Só depois de cuidar bem e garantir que essas mudas já estejam estabelecidas no solo e que irão crescer de forma saudável, é que vamos dar continuidade no processo de ampliar e melhorar a arborização de Aracaju. Estaremos também suspendendo as supressões, exceto em casos específicos, como o alto risco de queda das árvores mais antigas. O previsto para retornamos o plantio será nos meses de abril e maio, onde se inicia o tempo ideal para realizar este tipo de atividade”, explicou a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid.

Colaboração

Os setores de Educação Ambiental e o de arborização da Sema também intensificarão ações de sensibilização durante esses meses de período seco. “Continuaremos realizando o plantio durante este período somente em lugares onde contaremos com o apoio das comunidades, que se comprometerão em adotar e cuidar das árvores plantadas. As equipes de Educação Ambiental e arborização continuarão incentivando a importância desse engajamento por parte da população”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana.