Prefeitura recompõe luminárias furtadas na Zona de Expansão

Obras e Urbanização
18/10/2018 13h07

Furtos de fiação e vandalismo nos equipamento de iluminação sempre causam prejuízos aos cofres públicos. Em 2017, por exemplo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), registrou cerca de 20 Boletins de Ocorrência (BO) denunciando atos criminosos na rede elétrica da cidade e que acabam prejudicando a iluminação pública. Ainda assim, a administração mantém um trabalho cotidiano para desenvolver melhorias no mais de 52 mil pontos de iluminação da capital.

Um dos pontos alvo dos furtos foi a avenida padre Arnóbio Patrício de Melo, situada na Zona de Expansão, nas proximidades de um local conhecido como invasão das mangabeiras. Foram furtados cabos, alças, armação secundária e isoladores. Esta já é a segunda vez que a administração repõe os equipamentos de iluminação e ,até esta quinta-feira, 18 já foram recolocadas quase 200 luminárias no primeiro trecho da avenida.

Se por um lado a gestão trabalha para manter a cidade iluminada, existem pessoas que infringem as leis e comprometem um serviço essencial para a mobilidade noturna da população. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari,, em que pese todas as ações realizadas pela gestão são recorrentes este tipo de crime. "Mesmo com o trabalho preventivo da Guarda Municipal nos bairros, os casos se repetem e somos obrigados a repor as luminárias e as fiações furtadas. Por exemplo, tivemos caso onde fiação foi retirada de forma criminosa como os 1.200 metros da ponte da Coroa do Meio; 1.100 metros da avenida Beira Mar; 960 metros da praça Zilda Arns, bairro Jardins; 850 metros da praça São Judas Tadeu, na rotatória do Luzia; além de outros locais onde foram identificados furtos na rede", enumera o presidente.

Denúncia e solicitação

A Prefeitura apela à população que denuncie os criminosos e acione a unidade de segurança pública mais próximo, seja a Polícia, através do número telefônico 190, ou a Guarda Municipal, através do telefone 153. O sigilo e o anonimato são garantidos. A Emurb também disponibiliza dois tipos de serviço na área de iluminação pública. Para lâmpadas queimadas, o cidadão deve ligar para o call center, por meio do número 0800-642-4343 ou pelo aplicativo Telegram. Basta procurar o usuário Geolux e dar um "Oi" pra começar o diálogo. O atendimento é interativo e georeferenciado. Já para a implantação ou melhoria de iluminação existente, a solicitação deve ser feita através do número (79) 3179-1619.