Trasmissão simultânea de leilão da PMA atrai compradores de outros estados

Planejamento e Orçamento
18/10/2018 15h52

O leilão de bens inservíveis realizado pela Prefeitura de Aracaju, nesta quinta-feira, 18, chamou a atenção de comerciantes de diversos Estados. Isso foi possível em virtude da transmissão simultânea via internet, que permitiu a interação entre os públicos presente e virtual. Ao final do processo, executado pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), três dos 16 lotes foram arrematados por dois compradores da Bahia e um do Rio Grande do Norte.

"Desde o início desta gestão que temos buscado, através de diversas plataformas, nos comunicar com o nosso público-alvo que é o cidadão. São transmissões como que nos aproximam do cidadão, que nos permitem ouvir e melhorar cada vez mais os trabalhos que desenvolvemos no intuito de executar nosso lema que é transformar Aracaju numa cidade humana, inteligente e criativa", pontuou o secretário da Seplog, Augusto Fábio.

De acordo com o leiloeiro público oficial, Carlos Vinícius Mascarenhas, que conduziu as negociações, o leilão realizado de forma presencial e online, simultaneamente, dá a oportunidade de participação àqueles que não podem estar no auditório, permitindo que interajam a partir do seu local trabalho, de sua casa ou de qualquer outro ambiente onde haja conexão via internet.

O empresário baiano Lenilson Marques de Souza, participou pela primeira vez de um leilão pela internet. Ele destacou como interessante a experiência. "Eu gostei. Geralmente, eu participo de forma presencial. Desta vez, obtive informações através do pregoeiro que informou as condições do bem que eu estava interessado e esse já foi um bom motivo para eu concorrer e arrematar", explicou o comerciante que reside em Salvador.

Nesse mesmo contexto, o também baiano, de Lauro de Freitas, Leonardo de Carvalho Silva, arrematou um lote composto por diversos aparelhos eletrônicos. De acordo com o técnico em informática, "a iniciativa é importante porque possibilita que pessoas de  outros estados participem do evento sem a necessidade de se deslocar até o local do leilão", disse.

Para participar do leilão, os interessados devem obedecer um protocolo. "O pessoal que arremata online, com 24 ou 48 horas de antecedência, deve preencher um cadastro no site da empresa realizadora do evento. Esse cadastro passa por análise antes da sua aprovação. Além disso, a partir do momento que é arrematado o bem, automaticamente é encaminhado um e-mail informando os demais procedimentos", explicou o leiloeiro Carlos Vinicius, acrescentando que todo o procedimento até a liberação para a retirada dos lotes leva cerca de dois dias.