Emsurb combate descarte irregular com intervenções de paisagismo

Serviços Urbanos
18/10/2018 18h19


“Só tenho a agradecer por esse serviço, pois o sofrimento de anos acabou”. O comentário carregado de satisfação é do sapateiro Marcos Bezerra, a respeito de um antigo ponto de lixo formado ao lado do seu comércio na rua Antônio José da Conceição, no Jardim Centenário. Ele, que mora na localidade há mais de 30 anos, lembrou dos transtornos ocasionados pelo descarte irregular no local. “Além de acumular lixo e entulho, havia também insetos e ratos. Acompanhei o trabalho das equipes e isso só me trouxe felicidade”, disse. 

O trabalho ao qual seu Marcos se referiu vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e tem o objetivo de combater pontos viciados de descarte irregular na capital, através da utilização de intervenções de paisagismo.

Nos últimos dias, os agentes coordenados pela Diretoria de Operações (Dirop) concluíram o processo de construção de jardins no conjunto Dom Pedro, no bairro José Conrado de Araújo, na rua José Zuckman, no Bairro América, no Jardim Centenário, e no loteamento Nova Liberdade, no bairro Olaria. As equipes iniciaram o processo da construção do jardim, com a coleta do lixo e entulho no locais e, na sequência, colocaram os pneus com plantas ornamentais.

A dona de casa, Vanessa Maria Ferreira, também recebeu com bons olhos a iniciativa da administração municipal. “Antes desse jardim, a população jogava lixo e até animais mortos, o que ocasionava mau cheiro e insetos. Agora estou aliviada porque isso não acontece mais”, destacou  a moradora do loteamento Nova Liberdade.

As intervenções paisagísticas já foram realizadas pela empresa municipal em 45 localidades da cidade a exemplo das avenidas Francisco Moreira, no bairro Luzia, e Alan Kardec, no Getúlio Vargas, no conjunto Costa Nova, na região da Zona de Expansão, nos bairros Bugio, Coqueiral, Novo Paraíso, Santa Maria e 17 de Março.

Descarte irregular é crime

A Prefeitura de Aracaju tem realizado monitoramento constante do descarte irregular de lixo e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação. O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013. As denúncias podem ser feitas pela população à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp 98166-7790, pela Sema nos telefones 98149-2497 ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.