SMS promove diálogo sobre saúde do trabalhador com profissionais da UBS Maria do Céu

Saúde
19/10/2018 19h55

Com o objetivo de reafirmar a importância da saúde do trabalhador e da segurança do trabalho nos ambientes profissionais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira, 19, uma roda de conversa na Unidade Básica da Saúde (UBS) Maria do Céu, no Centro da capital.

A atividade abordou a temática dos acidentes graves do trabalho e contou com a participação das técnicas do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário, Leny Maria da Silva, do Protocolo de Acidentes de Trabalho Fatais, Graves e com Crianças e Adolescentes e a enfermeira do Cerest, Dernivânia de Andrade Ferreira.

A roda de conversa acontece para que os técnicos possam orientar os demais trabalhadores, através de palestras e de estudos de caso, para levar mais conhecimento para os profissionais e prevenir acidentes.

Ação educativa

“Para cada tema usamos uma metodologia diferente. Às vezes, apresentamos vídeos educativos, outras vezes fazemos dinâmicas de grupo. Hoje, por exemplo, preparamos uma conversa com tópicos dos temas a serem abordados e fizemos uma roda de conversa porque é uma forma interativa de dialogar sobre os acidentes, cada um fala da sua experiência”, explicou Leny. 

A ideia também é fazer com que cada um  tenha a reflexão do que pode fazer em prol da prevenção de acidentes do trabalho, seja no desempenho das funções ou no trânsito, porque a maioria não sabe a questão do acidente de trajeto, que é quando a pessoa sai do trabalho para casa ou vice-versa, sem alterar o percurso, e sofre um acidente.

“Nosso intuito é sensibilizar a equipe, trazer alguns elementos a mais para que os servidores possam enriquecer o trabalho e principalmente fazer uma reflexão de como está sua conduta visando a redução do número de acidentes”, detalhou Leny, acrescentando que neste ano o foco está no acidente de trajeto porque está trabalhando também no Projeto Vida no Trânsito (PVT), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Importância

Para a gerente da UBS, Violeta Pollyana de Carvalho Silveira, é sempre importante a presença dos profissionais do Cerest nas unidades. “Isso porque o profissional sempre traz uma novidade como, por exemplo, o tema de hoje, que é acidente grave do trabalho e de percurso. Afinal, sempre ficamos em dúvida: acontece ou não? E se eu desviar o caminho ainda se caracteriza um acidente de trabalho? É muito interessante esclarecer as dúvidas”, enfatizou.

A odontóloga da UBS Maria do Céu, Paula Frassinetti, compartilha da mesma opinião. “É importante porque ficamos na rotina do dia a dia e acabamos nos passando em determinados assuntos, e em uma reunião dessa em que todos podem participar, trocar experiências e dirimir as dúvidas, é ótimo. Eu mesma gostei muito de hoje”, destacou.

Sobre o Cerest

O Cerest pertence à Rede de Saúde do Trabalhador (Reast) da Secretaria Municipal da Saúde, que trabalha com 11 agravos. Enquanto ocorria a atividade na UBS Maria do Céu, outras técnicas da Reast falaram sobre transtorno mental relacionado ao trabalho na UBS João Cardoso Nascimento, no bairro José Conrado de Araújo.

Os 11 agravos são: Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair); Dermatoses ocupacionais; Pneumoconioses (conjunto de doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões e reação tissular à presença dessas poeiras, presentes no ambiente de trabalho); LER-DORT; Câncer relacionado ao trabalho; Acidente de trabalho com exposição a material biológico; Transtornos mentais relacionados ao trabalho; Acidente de trabalho grave e fatal; Acidente de trabalho com mutilações; Acidente de trabalho em crianças e adolescentes e intoxicação exógena.