Esgap inicia segunda turma do curso sobre planejamento estratégico para servidores municipais

Planejamento e Orçamento
19/10/2018 17h45

"Estamos num processo de desenvolvimento da Prefeitura, a partir de uma ferramenta extraordinária da administração, que é o Planejamento Estratégico. O prefeito Edvaldo Nogueira está absolutamente convencido de que este é um instrumento adequado para o desenvolvimento de toda a população e da própria cidade de Aracaju, que é pensar hoje aquilo que será feito amanhã", foi o que disse Eurico Leite Lisboa, sobre o curso "O desafio de agir de forma planejada", iniciado nesta sexta-feira, 19, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

Ainda de acordo com Eurico, que é coordenador na Assessoria de Desenvolvimento e Planejamento Institucional (Asplandi), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema),  a partir do momento que o servidor é capacitado adequadamente, com técnicas que estejam direcionadas ao processo de desenvolvimento do seu trabalho, há melhoria na qualidade das ações desenvolvidas e nos procedimentos comportamentais. "O servidor passa a se autodesenvolver, e a Prefeitura tem se destacado nesse sentido, a partir das propostas acadêmicas e metodológicas da Escola de Governo, principalmente no ponto de vista da eficácia daquilo que se aprende aqui", enfatizou.

Na mesma linha de raciocínio, o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, disse que "em tempos de crise, e enquanto cidadãos, devemos nos preparar para o que está por vir. E sem um planejamento estratégico competente, não há sucesso nos projetos futuros. Por isso, atenta às demandas pertinentes ao bem-estar dos servidores e ao bom desenvolvimento desta gestão, a Escola de Governo continua realizando ações com foco naqueles que fazem a Prefeitura de Aracaju, os servidores municipais. São palestras, cursos, além de outros serviços cujos resultados positivos impactam, inclusive, na sociedade", pontuou.

O curso

Ministrado pelo consultor e membro da Coordenação Geral do Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju, Júlio Filgueira, o curso tem como objetivo permitir aos servidores da administração municipal uma visão ampla do processo de planejamento, sua metodologia e quais as etapas que compõem essa ferramenta que norteia a gestão municipal. Além disso, está dividido em dois módulos, sendo que o segundo será realizado no dia 25 deste mês. A primeira edição do curso foi realizada em abril deste ano.