Saúde inicia imunização de cães e gatos contra a raiva em postos fixos

Saúde
20/10/2018 14h30

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem por objetivo imunizar mais de 47 mil cães e gatos contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida ao ser humano através de animais infectados e pode levar à morte. Neste sábado, 20, a SMS, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou a etapa dos postos fixos da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2018, que acontece da 6ª à 8ª Região de Saúde e compreendem os bairros da Zona Norte de Aracaju, das 7 horas às 17h.

São 31 postos fixos disponíveis aguardando os tutores levarem seus cães e gatos para se vacinarem. “A SMS disponibilizou 159 pessoas para trabalharem nesta etapa, incluindo vacinadores, coordenadores, motoristas, veterinários, supervisores e pessoal de apoio. Somente vacinadores são 119. Então é uma grande estrutura que a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da SMS, oferta e as pessoas não podem perder esta oportunidade”, destacou a gerente do CCZ, Marina Sena.

A dona de casa Vera Paixão Rezende, moradora do bairro Santos Dumont, não perdeu tempo e levou os seus nove cachorros para serem imunizados no posto fixo na Praça Ulisses Guimarães. “É um grande amor que eu tenho por esses bichinhos e não posso me descuidar. Esta é a nona vez que venho aqui hoje”, informou. Assim também foi a atitude de Jaene Andrade, que juntou as irmãs e levaram os três cães da casa: Bob, Kilate e Belinha. “É muito importante imunizar os nossos animaizinhos contra a raiva, porque é uma forma de protegê-los e proteger a nossa família também”, enfatizou.

A dona de casa Edna Andrade Santos diz que a gatinha dela não podia ficar sem proteção. “Eu tenho pena de ver dando uma furada na minha Princesa, mas reconheço a importância de vacinar contra a raiva, por isso trouxe a minha gatinha, que faz parte da minha família”, disse. Já vendedora Ana Cláudia Costa reconheceu a importância da vacina. “Todo ano eu trago meu Bob para ser imunizado, não deixo passar. Quando sei que vai acontecer a campanha já fico atenta para saber o dia de trazer”, garantiu.

Próximas etapas

No dia 10 de novembro, a vacinação será para os cães e gatos que residem da 3ª à 5ª região, com 37 Postos, em bairros como Inácio Barbosa, Grageru, Luzia, Ponto Novo, Veneza II, América, Siqueira Campos, Suíssa, Cirurgia, Santo Antônio, Manoel Preto, Bairro Industrial, Jabotiana, Getúlio Vargas, conjuntos Médici I, Médici II, Leite Neto, Costa e Silva, e Castelo Branco.

Já no último sábado, dia 24 de novembro, a campanha vai abranger a 1ª e 2ª Região de Saúde com 36 pontos, totalizando 104 Postos Fixos. E vai ocorrer nos bairros Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruana, 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas.

Mas é importante ressaltar que quem não conseguir levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica, o CCZ disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano. A unidade fica situada na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, nº 1081, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama.