De forma lúdica, Saúde alerta servidores sobre a prevenção do câncer de mama

Saúde
22/10/2018 16h59

Dando continuidade às atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta segunda-feira, 22, o Cortejo Rosa. A atividade é uma ação integrada dos Programas de Saúde da Mulher e de IST/Aids para mobilizar e chamar a atenção dos servidores da gestão sobre a prevenção do câncer de mama e da sífilis.

Na ação, profissionais visitaram as salas da sede da SMS, de maneira lúdica, orientando e fornecendo material informativo, bem como preservativos. Durante o dia, o Cortejo Rosa também contou com a parceria do Movimento Popular de Saúde (Mops) que ofertou práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) como massagens, reiki e auriculoterapia. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, que também participou da ação, destacou a importância das ações do Outubro Rosa, onde as atividades relacionadas à saúde da mulher são intensificadas. “Nós alertamos mais as mulheres para que continuem fazendo as ações de prevenção e de promoção à saúde para reduzir o número de pacientes que venham a apresentar o câncer relacionado aos órgãos femininos. Por isso, é importante que façamos diversas ações com palestras e até atividades lúdicas para estar sempre chamando a atenção das mulheres, pois devemos manter o citopatológico, a mamografia, as ultrassonografias em dia e, principalmente, a consulta periódica ao médico para estar acompanhando a nossa saúde”, destacou.

A secretária ainda acrescentou que, além das ações educativas do Outubro Rosa, este mês também traz a comemoração do Dia do Servidor Público, por isso, a importância de reforçar ainda mais conscientização. “Intensificamos ainda mais nossas atividades para que os nossos servidores, que cuidam tanto das pessoas, possam lembrar-se de cuidar de si mesmos”, frisou.

Para a responsável técnica dos médicos da Rede de Atenção Primária (Reap), Acácia Seixas, foi um momento muito interessante de cuidado da SMS com o servidor. “Foi muito bom, tanto para lembrar que é necessário cuidarmos de nós, para prevenir do câncer de mama e das infecções sexualmente transmissíveis, como também que precisamos de um momento relaxante. Depois que fiz a massagem, voltei a trabalhar mais revigorada e com mais disposição”, enfatizou.

Outubro Rosa

O fato de dedicar o mês de outubro à conscientização da saúde da mulher, sobretudo em relação a prevenção do câncer de mama, se dá pelo fato da doença ser o tipo que mais mata as mulheres. No entanto, de acordo com a coordenadora pelos Programas de Atenção à Saúde da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (Repvas), Cristiani Ludmila Borges, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem atingir boas chances de cura. “Hoje em dia, já tem se falado até em cura deste tipo de câncer, mas, dependendo de quando é feito o diagnosticado, se identificar lesões e tumores pequenos precocemente se consegue tratar e curar. Então, precisamos do trabalhador, tanto para a promoção do seu autocuidado quanto para mobilizar outras pessoas, as mulheres principalmente, mas homens também. É raro, mas pode acontecer de o homem ter câncer de mama”, informou.

Autocuidado

A coordenadora alertou também para a importância do autocuidado, através da realização de autoexame, além das consultas regulares. “A mulher precisa conhecer o seu corpo, examinar as suas mamas, geralmente é ela quem descobre o seu câncer de mama, mas, quando ela identifica já é numa fase mais avançada porque, para poder detectar na apalpação, já é um tumor maior. Mas temos a mamografia, que é o exame ouro para o diagnóstico precoce, na verdade, é o rastreamento do câncer de mama”, disse.

Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, o exame de mamografia de rastreamento é ofertado de forma regular e de fácil acesso. “É muito fácil de marcar, temos várias clínicas conveniadas, não temos problema nenhum nesta oferta. É para mulheres a partir de 40 anos. A mulher que desejar pode ir à unidade de saúde do bairro e pedir para fazer a mamografia para, a partir daí, se der alguma lesão ou tumor, dar continuidade ao tratamento”, informou.

Cristiani Ludmila ressaltou também que a prevenção deste tipo de doença pode ser feita também através da prática de exercícios. Neste caso, a SMS oferta atividades através da parceria com o Programa Academia da Cidade. “Os exercícios físicos entram como fatores importantes de proteção contra o câncer de mama, tanto para a mulher que nunca teve a doença, como para a mulher que está ou já fez o tratamento. Os fatores de risco são questões hereditárias (mas em menor grau), ter mais de 50 anos e estar com o peso em excesso”, completou.