Eleição dos Conselhos Escolares: mais uma etapa é concluída pela Semed

Educação
23/10/2018 12h04

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) consolida, a cada dia, a gestão democrática nas escolas da rede. Atualmente, as unidades de ensino seguem com os preparativos para a eleição que escolherá os novos Conselhos Escolares, para mandato de 2018 a 2021. Cada escola conta com uma comissão eleitoral, responsável por, entre outras atribuições, organizar e coordenar o pleito. Em mais uma etapa deste processo, os presidentes destas comissões receberam as orientações necessárias.

Em reunião com a Comissão Eleitoral Geral, os representantes das comissões escolares ficaram a par do cronograma do processo eleitoral, formas de organização das escolas no dia do pleito, além das orientações necessárias para o antes, durante e depois da eleição. A professora Jeane Márcia de Queiroz Lima, presidente da Comissão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, acredita que os esclarecimentos são de grande importância para um bom andamento do processo.

"Considerei esta reunião bastante proveitosa, principalmente porque ela foi esclarecendo várias dúvidas dos presidentes. Isso faz com que no dia da eleição a gente possa evitar e resolver uma série de problemas que venham a acontecer”, afirma a educadora. As escolas começaram a receber, nesta terça-feira, 23, faixas de divulgação para que o Conselho Eleitoral trabalhe na publicização do processo eleitoral.

Eleição

A eleição para os novos Conselhos Escolares será realizada no dia 31 de outubro, das 7h30 às 18h, para as escolas que funcionam em dois turnos, e até as 21h para aquelas que também funcionam no turno da noite. Em cada Conselho serão eleitos de cinco a 13 membros e as inscrições aconteceram de 17 a 19 de outubro, sendo permitida a candidatura de professores, servidores administrativos, estudantes acima de 12 anos e pais ou responsáveis.  

O Conselho Escolar é órgão que administra, em conjunto com a direção da escola, questões administrativas, financeiras e pedagógicas, exercendo uma grande importância no dia a dia das unidades, e traz a representação de toda a comunidade escolar na sua constituição. É através do Conselho, por exemplo, que são repassadas para as escolas as verbas referentes ao Programa de Repasse de Recursos Financeiros (Prefin) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que são recursos municipais e federais, respectivamente, que auxiliam as unidades escolares em atividades diárias e em pequenos reparos.