Manutenção de árvores: Sema garante conservação das espécies plantadas na avenida Simeão Sobral

Meio Ambiente
23/10/2018 14h57

A árvore, como qualquer ser vivo, necessita ser tratada com cuidado e sensibilidade, com tempo para o seu crescimento e desenvolvimento, garantindo uma maior segurança e equilíbrio em sua vida. Com a proposta de intensificar a manutenção e monitoramento das árvores plantadas nas avenidas da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou na manhã desta terça-feira, 23, a manutenção das 36 árvores de espécie sibipiruna plantadas na avenida Simeão Sobral, bairro Santo Antônio. O principal objetivo foi garantir seu índice de sobrevivência, pois no período em que se aproxima o verão as mudas correm o risco de morrerem facilmente devido ao período seco.
 
A Sema possui um calendário de manutenção, que é realizado semanalmente em todas as avenidas onde foi efetuado o plantio. O acompanhamento se iniciou logo após o início desta ação, em maio desse ano, e agora o trabalho do órgão ambiental, juntamente com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), será intensificado por causa das altas temperaturas climáticas. A Emsurb realiza, diariamente, a irrigação das praças, jardins e canteiros das principais avenidas da capital, permitindo a conservação de áreas verdes. 
 
De acordo com o coordenador do Horto Municipal de Aracaju, o engenheiro agrônomo Vitor Melo, as atividades básicas realizadas durante a manutenção e monitoramento são o coroamento, que tem como objetivo retirar as ervas daninhas e ter um maior acúmulo de água durante a irrigação ou chuva. Além disso, também são executadas as podas de limpeza e condução. “Como trabalhamos em parceira com a Emsurb, que é responsável em fazer a irrigação, a gente já faz a bacia para facilitar o acúmulo de água e monitoramos para ver se a planta está bem irrigada. Também fazemos o tutoramento, no qual amarramos o cordão novamente no tutor, porque às vezes o barbante desamarra, e isso impede o crescimento retilíneo e adequado da árvore. A gente também tem um calendário de adubação. A primeira adubação fizemos com 30 dias, a segunda com 60, a próxima será com 90 dias e depois anualmente, até a árvore se estabelecer no solo, um período que dura cera de dois anos”, explicou o coordenador.
 
A manutenção e o monitoramento começaram a ser intensificados nas avenidas Heráclito Rollemberg, no bairro Farolândia, e na Senador Júlio César Leite, no bairro Aeroporto. As próximas serão na avenida Dr. José da Silva Ribeiro, bairro América e na avenida Farmacêutica Cezartina Regis, no Sol Nascente.