Representantes da Prefeitura de Maceió visitam a Guarda Municipal de Aracaju

Guarda Municipal
24/10/2018 08h38

Representantes da Prefeitura de Maceió, ligados à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social e à Guarda Municipal, visitaram, nesta terça-feira, 23, o Comando Geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) com o propósito de buscar o know-how relativo à atuação operacional e à estrutura administrativa da instituição.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera bastante proveitosa a troca de experiências. "Esse intercâmbio de conhecimentos é sempre muito bom. Saber que uma unidade co-irmã, do Estado de Alagoas, mais especificamente de Maceió, reconhece o trabalho realizado pela Guarda Municipal de Aracaju é motivo de satisfação para a Prefeitura e reforça a certeza de que estamos no caminho certo", enfatizou o secretário.

De acordo com Alexandre Moreira, coordenador de ensino e função da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió, a Guarda Municipal de Aracaju serve como um modelo por sua estrutura e atuação. "Gostaria, primeiramente, de parabenizar o prefeito de Aracaju pela excelência da segurança pública municipal que a gente observa nessa cidade. Segundo, dizer que a nossa visita é referente a essa qualidade de trabalho que a GMA realiza cumprindo a legislação federal como a Lei 13.022 de 2014 e a 13.675 de 2018, que gera uma integração das forças de segurança pública nacional. Outros conhecimentos estão ligados ao trabalho da Corregedoria. Embora tenhamos Ouvidoria e Corregedoria, muito bem estruturadas de forma documental, ainda estamos incipientes em estrutura organizacional. Soubemos da excelência desses órgãos na Guarda Municipal de Aracaju, por isso viemos em busca de informações para melhorar a atuação desses órgãos em nossa cidade. A gente veio para aprender mais e levar isso para Maceió", disse o coordenador.

Além do coordenador, Alexandre Moreira, fizeram parte da comitiva o corregedor da Guarda Municipal de Maceió (GMM), Marcos André, o coordenador do grupamento escolar da GMM, inspetor Manoel Costa, e o guardião Edvan Carvalho. Os representantes do estado vizinho foram recebidos pelo diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, por assessores e coordenadores operacionais.

"Temos recebido muitas visitas, tanto de Guardas do interior quanto de outros estados. Isso demonstra que a GMA está no caminho certo, é altamente profissional e técnica. Temos uma atuação visível e muito efetiva baseada em inteligência e tecnologia, características que demonstram a política de segurança pública implementada pela Prefeitura de Aracaju e sentida por toda a população", destaca Mendonça.

Essa é a segunda visita feita por representantes da Guarda Municipal de Maceió à GMA em duas semanas. Eles se mostraram muito satisfeitos com o que viram dentro da corporação e principalmente pelas ruas da capital. "Visibilidade e ostensividade são os principais aspectos que percebo na Guarda Municipal de Aracaju. Essa é a segunda visita que fazemos a Aracaju e observo que a GMA aparenta ter mais efetivo do que qualquer outro órgão de segurança que atua na cidade. Até os giroflex das viaturas na cor azul chamam a atenção e mostram a presença dessa instituição na vida da população", finaliza Alexandre.