Sistemas de tributação de Aracaju são apresentados ao secretário de Palmas

Fazenda
25/10/2018 18h19

O trabalho técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) serviu, mais uma vez, de exemplo para outras prefeituras. Nesta quinta-feira, 25, um representante do órgão fazendário da cidade de Palmas, no Tocantins, esteve em Aracaju para conhecer o sistema de tributação e os procedimentos de fiscalização que são adotados pelos auditores fiscais da capital sergipana.

O secretário executivo da Secretaria de Finanças de Palmas, Rogério Ramos, foi recebido pela equipe do Departamento de Tributos Imobiliários da Semfaz (Dtim), os auditores Ignêz Souto e João Prado, que demonstraram, entre outras coisas, o processo de revisão cadastral direcionada utilizado em Aracaju, a metodologia de atualização do cadastro e o georeferenciamento dos imóveis feito na capital.

“Os procedimentos adotados em Aracaju já foram explanados para outras cidades em diversas oportunidades, pois os resultados positivos alcançados chamam atenção e despertam o interesse em outros gestores públicos. Para nós é um prazer ter esse reconhecimento”, enfatiza a diretora do Dtim, Ignêz Souto. Segundo ela, durante a reunião também foi demonstrado o sistema de Nota Fiscal Eletrônica adotado, o sistema Webiss e o projeto ITBI Digital.

“Este último, sem dúvida, foi o que mais gerou curiosidade e interesse”, analisou a auditora. O secretário executivo de Palmas confirma a observação. Após a visita, ele falou sobre a receptividade sergipana e as descobertas feitas na Semfaz. “O objetivo da nossa reunião foi, principalmente, conhecer os sistemas e o método de avaliação. E tivemos bastante interesse no projeto de ITBI Digital, que permite que os cartórios preencham a guia diretamente, agilizando o processo de cobrança e pagamento do imposto”, opinou.  

Rogério Ramos também comentou sobre a aerofotogrametria feita no município, uma ação que, segundo ele, permitiu que fosse feita uma radiografia da cidade. “É outra iniciativa interessante, que alimenta os dados do cadastro imobiliário, atualizando e trazendo incremento de receita muito importante para a prefeitura”, completou. A visita à Semfaz também foi acompanhada pelo Procurador do Tribunal de Contas do Tocantins, José Torres, que fez uma avaliação positiva dos procedimentos da área tributária executados em Aracaju.