Defesa Social realiza I Encontro de Nudecs

Defesa Civil
29/10/2018 15h54

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, realizará, nesta terça-feira, 30, o I Encontro dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). A programação ocorrerá no auditório Neuzice Barreto - Corpo de Bombeiros de Sergipe-, a partir das 19h30. O evento tem como objetivo mobilizar e conscientizar a população que reside em áreas de risco da capital sobre os problemas encontrados e mecanismos de prevenção para redução de desastres. A oportunidade será de compartilhamento de experiências entre os núcleos já formados, de maneira a repercutir as boas práticas de Defesa Civil já desenvolvidas por cada um.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressaltou que a Prefeitura de Aracaju tem feito um grande esforço para ampliar as ações de prevenção aos possíveis desastres naturais, como é o caso dos efeitos de chuvas em excesso, enchentes, dentre outros. "Esse evento tem como finalidade promover aperfeiçoamento e gerar ainda mais conhecimentos e conscientização à população, para que seja possível contribuir de maneira efetiva para prevenir tais eventos. A perspectiva é de que, por meio da prevenção e com a parceria das comunidades,  tenhamos uma cidade cada vez mais segura para todos os aracajuanos", destacou o secretário da Defesa Social.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, a expectativa de promover maior interação entre todos os Núcleos de Defesa Civil das Comunidades. "Em uma situação de desastre, nós precisamos que os núcleos tenham conhecimento da existência um do outro para que se somem esforços, caso venha a ocorrer um evento adverso", informou.

Além disso, durante a programação será exposta uma perspectiva da forma como a Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Aracaju, está trabalhando para tornar a cidade mais resiliente, assim como mostrar a importância dos Nudecs nesse contexto. "Também será um oportunidade de passar ainda mais conhecimentotécnicos para os participantes", destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju. 

Nudecs

Em Aracaju, existem, atualmente, 4 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Os grupos voluntários foram formados nos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Jabotiana e Zona de Expansão. Essas localidades possuem em comum a vulnerabilidade a situações adversas, com alto índice estatístico de número de solicitações à Defesa Civil municipal, especialmente no período com o maior volume de chuvas.

Os grupos receberam capacitação da Defesa Civil e seus membros passaram a contribuir de forma voluntária para a redução de riscos em suas comunidades. Os núcleos mantêm diálogo permanente com o órgão e atuam enquanto multiplicadores de boas práticas de Defesa Civil.


Serviço

O quê: I Encontro dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs)

Quando: 30 de outubro (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Auditório Neuzice Barreto Lima - Corpo de Bombeiros de Sergipe. Rua Siri, nº 762 - bairro Centro.