Centro Pop: um espaço de educação, estímulo e fortalecimento da cidadania

Assistência Social e Cidadania
01/11/2018 16h23

Identificar, acolher, garantir o acesso às políticas públicas, estimular a participação dos usuários no mercado de trabalho, em projetos de qualificação, oferecer atividades culturais, de esporte e lazer e assegurar acesso a espaços que permitam a higiene pessoal. Esses e outros serviços já são garantidos às pessoas em situação de rua que vivem em Aracaju por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal da Assistência Social. Atualmente são atendidos cerca de 260 cidadãos, por mês, que vão em busca de apoio na unidade, que teve os seus serviços ampliados com a chegada da nova gestão municipal. Hoje, os aracajuanos e migrantes em situação de rua que chegam à cidade recebem um atendimento especializado e humanizado que tem como principal objetivo fazer com que cada usuário atendido enxergue as possibilidades para traçar um caminho melhor.

Considerada um grande avanço nas políticas públicas da Assistência Social, a primeira sede do Centro Pop foi inaugurada no dia 22 de março de 2011, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Com a perspectiva de garantir uma melhor qualidade aos serviços prestados à população em situação de rua em um espaço mais amplo e com setores adaptados, em 19 de dezembro de 2017 a unidade da Assistência ganhou uma nova sede, que fica localizada na rua Laranjeiras, 984. O prédio conta com um refeitório, banheiros, salas para atendimento psicossocial, leitura e integração social, realização de oficinas e inserção em programas do Governo Federal.

São muitos os motivos que levam pessoas a transformarem espaços públicos em locais de moradias fixas ou provisórias. Seja por questão financeira, rompimento ou fragilidade dos vínculos familiares ou comunitários ou até mesmo por falta de uma moradia fixa, as pessoas em situação de vulnerabilidade estão sempre em constantes mudanças e enfrentam diversas dificuldades. É para amenizar esta situação e oferecer alternativas de uma possível reinserção social que existe a instituição de apoio. O Centro Pop vai muito além, pois trata-se de um local para fortalecer o convívio em comunidade e o desenvolvimento de vínculos de solidariedade, afetividade e respeito. Como definido por muitos dos usuários, o local acaba unindo as pessoas que estão em situação de rua e formando uma grande família.

Quando o dia amanhece, em frente à instituição, é formado um pequeno número de pessoas que não têm, ao menos, condições para fazer a principal refeição. Por dia, são distribuídas 70 fichas que dão acesso ao café da manhã aos usuários. Através de uma parceria com o Governo do Estado, também são disponibilizados 100 tickets de refeição para o restaurante popular Padre Pedro.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, todo o trabalho desenvolvido pela equipe tem como objetivo fazer com que os usuários recomecem as suas vidas com um novo significado. "A política da Assistência Social desenvolvida no município de Aracaju é pensada de uma forma integral. No Centro Pop não poderia ser diferente. Entendemos que no espaço temos pessoas com um potencial muito grande para dar um novo sentido às suas vidas e sabemos o quanto esses cidadãos precisam do nosso apoio. É por isso que temos um corpo de profissionais preparados para atender diariamente a essa população ofertando mecanismos para que eles tenham um futuro melhor", pontuou.

Durante dois dias na semana, a Assistência, por meio do Centro Pop, disponibiliza um transporte para que os usuários possam ter acesso a atividades diversas, a exemplo de atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e encaminhamentos aos demais órgãos da rede de proteção, como as unidades de saúde, hospitais, unidades de acolhimento, a Defensoria Pública, dentre outros serviços. Além disso, o Centro Pop disponibiliza diversos banheiros para os usuários do sexo masculino e feminino, além de banheiros adaptados, para que as pessoas atendidas tenham espaços adequados para cuidar da sua higiene pessoal.  

Atualmente 30 profissionais atuam na instituição, são educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, auxiliares de serviços gerais e administrativos. Todos capacitados para oferecer um serviço de qualidade e sempre com o foco na humanização. Os usuários reconhecem o trabalho desempenhado por todos. Nathally Martins está em Aracaju há 10 meses. Veio da capital alagoana em busca de oportunidades. Atualmente, encontra-se em situação de rua junto com o seu namorado, o Wallisson Gomes.

Nathally é uma mulher trans e decidiu sair de casa devido a não aceitação por parte dos seus familiares. "Decidi vir a Aracaju em busca de emprego. Sai de casa e morava na casa de amigos. Pelo menos, nunca ouvi falar que em Maceió tem um Centro Pop como este aqui. Fiquei feliz quando cheguei na cidade e me falaram do local. A primeira vez que vim na instituição fui muito bem recebida. Eles me direcionaram, explicaram como funcionava, o que podiam fazer por mim. Logo me cadastraram em programas, projetos e me encaminharam para fazer exames em hospitais, tirar os documentos que eu não tinha. Fiquei realmente supresa com tudo proporcionado", relata.

Esporte, cultura e ações comunitárias

O acesso às políticas públicas deve ser para todos. É por entender isso que o Centro Pop está sempre buscando promover atividades que tenham como objetivo proporcionar momentos de lazer, esporte e cultura fazendo com que as pessoas que estão em condição de rua usufruam de ações e projetos que estimulem a intelectualidade, fomente a discussão sobre temas relevantes e façam dos usuários utilizadores de espaços públicos que disseminam os aspectos das artes culturais, a exemplo do Centro Cultural de Aracaju e do Centro de Criatividade.

O Café Filosófico e o Cine Pop são dois desses projetos. No Cine Pop, os usuários vão até o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e acompanham a exibição de filmes ou documentários que retratam temas que tenham aproximação com o público. Após as exibições, é formada uma roda de conversa sobre a temática abordada. Já no Café Filosófico, são convidados especialistas em assuntos de interesse coletivo para conduzir uma série de discussões a respeito do tema em questão, incentivando a reflexão dos usuários em um grande círculo formado com os participantes. No meio da roda é colocada uma mesa com café e biscoitos, que remetem ao nome do projeto. Ambas as atividades acontecem quinzenalmente.

Estímulo ao mercado de trabalho

O Centro Pop busca ainda alternativas para reinserir os usuários no mercado de trabalho. São idealizados cursos profissionalizantes, de alfabetização, bate-papo sobre o cenário do mercado, formulação de currículos e tentativas de agendamentos de entrevistas, sem deixar de falar das parcerias que a Assistência vem fazendo com empresas e instituições responsáveis por encaminhar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade para possíveis vagas de emprego, a exemplo da Fundação Brasil Ecoar e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Dois dos cursos ofertados no momento são o de Paisagismo e Jardinagem, idealizado pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social e o Estratégias de Vendas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos são formados por módulos compostos por aulas teóricas e práticas, estimulando a autonomia dos participantes e aumentando as chances dos futuros técnicos de conquistar uma vaga de emprego

Educação

Incentivar que os usuários retomem os estudos também tem sido um dos desafios dos profissionais que atuam no Centro Pop. O ‘Olhares', em que aproximadamente 30 pessoas estão matriculadas, é desenvolvido pela equipe de Pedagogia e Educação Social da Instituição. De uma forma dinâmica, o projeto estimula a aprendizagem da leitura e da compreensão textual e social dos participantes, despertando, também, o interesse pelo ingresso no ensino formal. Na tentativa de inserir o maior número de pessoas nas instituições de ensino, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe tem ajudado que usuários retornem aos estudos através da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O diálogo também tem sido uma forte ferramenta de incentivo para o ingresso na escola ou até mesmo na universidade como é o caso da Nathally, que deseja ingressar numa universidade, seja num curso de Educação Física ou de Farmácia. "Eu venho aproveitando tudo que tem sido oferecido pelo Centro Pop. Todos os cursos que posso fazer, faço. Agora mesmo, eles conseguiram que eu fizesse o vestibular e estou ansiosa para saber o resultado. Espero que seja o esperado", frisa ansiosa.

Para o coordenador do Centro Pop, Edilberto Souza, a unidade assistencial funciona como uma ferramenta de garantia de direitos a uma população que é pouco vista aos olhos da sociedade. "O Centro Pop significa um espaço de produção e formação de direitos sociais, além de ser um local que garante aos seus usuários os direitos assistenciais destinados a eles. Eu enxergo esse lugar como um espaço de convivência e mediação de conflitos entre esse público e às políticas públicas", observa.