Novos doceiros são capacitados pela Fundat

Formação para o Trabalho
01/11/2018 18h22

Como uma das ações que finalizam o mês de outubro, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) capacitou novos cidadãos, através do curso de Bolos e Tortas, ministrado na Associação Nosso Lar de Assistência à Infância (Anlai), localizado no bairro Orlando Dantas. Cerca de 18 pessoas participaram da capacitação, com carga horária de 40 horas, e duração de 13 dias.

Por meio do curso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fazer desde bolos simples até tortas geladas, tornando a Fundat um instrumento que contribuiu para a formação destes profissionais, dando-lhes a chance de se tornarem donos do próprio negócio. Antes de finalizarem o curso, os participantes já estavam comercializando, utilizando as técnicas que aprenderam. Um bom exemplo disso é a aluna Eliana Leão, que aproveitou o passeio ao Parque dos Cajueiros em Itabaiana (SE), e levou a torta de abacaxi que aprendeu a fazer no curso, lucrando R$ 60,00.

Quem pensa que as vagas do curso foram preenchidas apenas por mulheres se enganou. Em meio a elas, estava o padeiro Renato Rodrigues. O aluno tem 34 anos e se identifica bastante com a culinária. Não é o primeiro curso ofertado pela Fundat que Renato participa. Antes desta capacitação, ele fez participou de outro curso em que aprendeu a confeccionar arranjos de feltro, e não encontrou resistência por parte das demais participantes por ser o único homem da turma.

Segundo o novo doceiro, elas contribuíram bastante com o aprendizado dele. "Estou desempregado há quatro anos, e fazer o curso me agregou bastante conhecimento na carreira de padeiro, pois eu pretendo abrir meu próprio negocio. O curso aperfeiçoou muito mais o que eu já fazia, e outras coisas que eu aprendi aqui", completou.  

A professora do curso, Josefa Cleidiane, ressaltou o empenho da turma, afirmando que, juntos conseguiram atingir o objetivo da capacitação. Josefa foi contratada recentemente por uma instituição particular, que cobra pelo aprendizado que ela transmite no curso. "A vantagem de fazer este  curso por meio da Fundat, em parceria com a Anlai, é que as aulas saem totalmente sem custos. E esse é o objetivo da Fundação, promover capacitações totalmente gratuitas, procurando profissionalizar os aracajuanos para o mercado de trabalho. Acredito que é isso que acontecerá com estes doceiros, eles estarão disponíveis para vender seus bolos e tortas feitos por mãos profissionais", enfatiza a instrutora.