Curso de Comidas de Boteco é realizado na comunidade Barroso

Formação para o Trabalho
01/11/2018 18h22

Empreender é uma das opções que os cidadãos buscam para driblar os momentos de crise e a escassez de vagas de empregos, e foi pensando nisso que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) ofereceu o curso de Comidas de Boteco, realizado no Projeto Esperança, localizado na comunidade Barroso, no bairro Farolândia. Finalizado nesta quinta-feira, 1º, o curso reuniu não só mulheres que já tinham familiaridade com o estilo de preparações propostas na ementa das aulas, mas também principiantes que buscavam aprender novas técnicas e utilizá-las para a comercialização dos produtos.


O curso, que discorreu sobre a preparação teórica de diversos tipos de quitutes - bolinhos fritos, empanados de camarão, dentre outros -, ofereceu a oportunidade de as participantes praticarem, o que contribuiu para o processo de aprendizado e autoconfiança para as vendas futuras. 

De acordo com a gastróloga e instrutora do curso, Elenilza Andrade, poder ensinar o que ela sabe para contribuir com a mudança de vida de tantas mulheres é uma experiência muito proveitosa. "Vi nelas muita força de vontade, de aprendizado e de interesse em querer partir para a rua, montar um negócio e empreender. Tem algumas alunas que já estão até começando, comprando carrinho de espetinho. Mostrei formas de reaproveitamento de alimentos também, então elas viram que faz total diferença. A Fundat está de parabéns por trazer pra essa comunidade, que sei que batalha muito, e as alunas tiveram garra de aprender", destacou.

Aprender para empreender

Proprietária de um bar há 20 anos, Lindaura Conceição contou ter ficado muito satisfeita com sua participação no curso, inclusive por poder utilizar o que aprendeu para melhorar o cardápio do estabelecimento. "Foi maravilhoso aprender coisas diferentes, que custam menos. O curso em chamou atenção por causa disso, para eu ficar mais por dentro e levar o conhecimento para o meu bar, tenho certeza que os clientes irão gostar. As dicas que tivemos foram ótimas, a professora é excelente e já esperamos que tenham outros cursos aqui. Para a gente que quer ter um dinheiro a mais, esse curso oferecido pela Fundat foi maravilhoso", afirmou.

Já para a aluna Thaís Nascimento, de 27 anos, o sonho de começar a gerar renda por conta própria está ainda mais perto de virar realidade. "Apesar de ser um curso rápido, a gente aprendeu muito. Eu gostei e espero que tenha muitas vezes. Já trabalhei como auxiliar de cozinha e espero trabalhar com alimentos agora, fiz esse curso justamente para isso. É sempre bom aprender cada dia mais e aqui aprendemos a fazer muita coisa. Foi uma oportunidade muito boa, o curso foi maravilhoso", ressaltou.