Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Agência Aracaju de Notícias

Edvaldo abre 1º Encontro Intersetorial do Bolsa Família

06/11/18 14h07

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta terça-feira, 6, a abertura da I Encontro Intersetorial do programa Bolsa Família, evento organizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Assistência Social. O evento, que se estenderá até esta quarta-feira, 7, tem como objetivo traçar metas e estratégias que busquem fortalecer o trabalho desenvolvido pelas secretarias da Assistência, da Saúde e da Educação que atuam no acompanhamento das famílias que recebem o benefício.

“Este evento tem uma grande importância, pois abre uma discussão necessária com os servidores da Prefeitura que atuam com os beneficiários do Bolsa Família. Vi o programa nascer em 2003, quando eu era vice-prefeito e Déda era o prefeito, convivi com as dificuldades iniciais e foi, a partir de Aracaju, que o programa foi alavancado, pois na nossa cidade nunca houve uma fraude sequer. O Ministério do Desenvolvimento Social, à época, assumiu o compromisso de usar os mecanismos de controle de Aracaju nacionalmente. A nossa cidade era exemplo de boa aplicação do benefício”, destacou o prefeito.

Edvaldo, porém, frisou que é importante trabalhar pelo aprimoramento do programa. “Precisa evoluir, fazer diferente, pensar fora da caixa. Não podemos perder a essência do programa, que é dar a possibilidade das pessoas saírem da miséria. E é importante que este seja um primeiro passo e que as pessoas continuem a evoluir e façam de tudo para não precisar continuar no programa. Por isso, o trabalho conjunto das secretarias, de colocar a criança na escola, ter o controle da vacinação, além do acompanhamento da família, é essencial. O Bolsa Família não é um favor do Estado. É um instrumento de elevação do cidadão que mais precisa”, completou.

Palestrante do evento, o secretário da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Tiago Falcão, elogiou a Prefeitura pelo evento e ressaltou a importância de se discutir o programa Bolsa Família. “Passados 15 anos, o Bolsa Família continua sendo reconhecido como uma iniciativa de sucesso. É uma política pública que teve continuidade e mostrou resultados. É um programa que beneficia 22% da população e que mostra que a relação federativa no Brasil dá certo”, afirmou.

A secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, declarou que o foco da atual gestão é “atender bem as famílias que são beneficiadas pelo programa”. “Por isso este evento é tão importante. Nosso objetivo é sempre prestar um bom trabalho, atendendo ao sistema de condicionalidades do programa, nesta junção dos serviços de Assistência, Educação e Saúde”, reiterou.
 
A Orquestra Jovem de Sergipe se apresentou na abertura do evento.