Saúde de Aracaju visita trabalhadores para promover a prevenção do câncer de próstata

Saúde
07/11/2018 17h23

Com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre o cuidado com a saúde e a melhoria da qualidade de vida, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira, 7, na Madeireira Itabaiana, Santos Dumont, uma ação alusiva ao Novembro Azul.

A atividade, promovida em parceria com os usuários da Unidade Básica da Saúde (UBS) Renato Maze Lucas, se concentrou na área da madeireira, onde a maioria dos trabalhadores locais são homens que pouco procuram a unidade para cuidar da própria saúde.

A SMS contou com o apoio do curso de Enfermagem e Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), que fez orientações sobre hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, testes rápidos de sífilis e HIV.

“Hoje decidimos vir até o local de trabalho deles com os nossos serviços, pois sabemos da resistência de alguns em procurar uma UBS. A nossa política é buscar este público, pois muitos ainda têm a cultura de que homem não adoece, de que procurar atendimento de saúde é coisa de mulher. Abordamos os homens para orientá-los e examiná-los”, explicou a assistente social da UBS, Rosângela Costa Farias.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 45 anos procurem um urologista para discutir a prática e a realização da avaliação relacionada ao câncer de próstata.

O trabalhador da madeireira João Henrique de Jesus segue à risca todas as recomendações. “Não tem nada mais importante do que a nossa saúde, e não precisar sair do meu trabalho para fazer o exame é maravilhoso, porque, às vezes, temos a vontade, mas não temos tempo”, enfatizou.

O gerente da madeireira, Michael Mattos, interessou-se pelas explicações da assistente social e tomou uma importante decisão. “Não devemos brincar com a nossa saúde, por isso, a partir de agora, vou procurar mais vezes a UBS e continuar cuidando da minha saúde”, relatou.

Prevenção

Durante este mês estão sendo programadas várias atividades ao Novembro Azul. O estudante de Medicina da Unit, Rômulo Vieira, explica que as palestras ajudam a quebrar o preconceito que ainda é muito comum entre os usuários do sexo masculino.

“Esta ação é bastante proveitosa para colocarmos em prática nosso conhecimento. Alguns homens devem deixar o preconceito e as brincadeiras de lado, mesmo porque o exame de toque não é preventivo do câncer de próstata. O exame preventivo é o de sangue, e só será realizado o de toque caso o PSA esteja alterado”, revelou.

A campanha é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção, que, além de combater a doença, motiva os homens a fazerem exames preventivos regularmente. Antes, o Novembro Azul estava muito vinculado ao dia nacional do combate ao câncer de próstata (17 de novembro), mas após a publicação da Portaria nº 1944/2009, as ações passaram a ser voltadas à saúde integral do homem.