Capacitação da Fundat ensina como transformar garrafas PET em decoração natalina

Formação para o Trabalho
07/11/2018 16h51

Estimular a geração de renda de forma sustentável é um dos objetivos da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), alcançado através de cursos como o de capacitação em Material Reciclado Natalino. Encerrado nesta quarta-feira, 7, o curso foi realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Jardim Esperança, localizada no bairro Inácio Barbosa, e contemplou cidadãos que buscavam não só aprender as técnicas de reciclagem, mas também uma nova forma de empreender.

Utilizando as garrafas PET como matéria-prima principal, os alunos puderam aprender a transformar o plástico - que poderia ser descartado na natureza - em árvores de natal, guirlandas, bolsas e outros enfeites que servem como decoração para o período natalino.

De acordo com o instrutor do curso, Luciano Melo, os alunos se abriram ao aprendizado e demonstraram interesse em desenvolver cada vez mais as capacidades artesanais, assim como acontece em todas as turmas em que ensina por meio da Fundat. "As experiências são sempre muito boas, até porque muitos participantes estão desempregados. Aqui, nessa UQP, a comunidade foi bem receptiva, pois os alunos reconhecem que esse tipo de aprendizado pode gerar renda. Teve aluna que já está até com encomendas", contou.

Novas perspectivas

A aluna Maria José Santos, de 56 anos, já tinha feito uma capacitação em reciclagem de jornal anteriormente, mas com as garrafas plásticas o contato foi inédito. Em pouco tempo, a nova técnica se tornou indispensável para contribuir com seu objetivo de gerar mais renda em casa. "O curso foi ótimo, o professor é excelente e já quero fazer outros cursos na área também. É uma oportunidade da gente poder trabalhar por conta própria, como pretendo fazer daqui pra frente", afirmou.

Para Maria Eunice Rocha, aluna de 54 anos, o reaproveitamento dos materiais é uma ação muito valiosa tanto para ela, como futura empreendedora, quanto para o meio ambiente. "Gostei muito do curso, porque sempre tive vontade de aprender essas coisas de reciclagem e nunca tive a oportunidade antes. Com essa chance que a Fundat deu, pude aprender. É importante até porque aproveitamos essas garrafas que a gente nem sabia o que fazer com elas em casa, e agora sabemos. Quero fazer outros objetos reciclados não só para mim, mas pra vender também", disse.