Laço muda de cor para chegada da nova campanha Novembro Azul

Saúde
07/11/2018 17h37

Nesta quarta-feira, 7, a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma atividade com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Davi Capistrano, com o objetivo de chamar atenção, principalmente dos homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças.

Os usuários do Caps tiveram a oportunidade de confeccionar os laços em homenagem à campanha, e também participaram de palestras de promoção à saúde. De acordo com o enfermeiro do Caps, Cícero Marcondes, esta atividade é mais uma forma de alerta para esses pacientes.

“Nosso objetivo foi trazer algo mais interativo para alertar tudo aquilo que já falamos no dia a dia. É uma forma de interagir e de fazer com que eles sejam alertados sobre os cuidados com a saúde, com foco na saúde do homem, desde a alimentação saudável, à prática de atividades físicas, entre outras iniciativas para prevenir, não somente o câncer de próstata, mas também diversas doenças”, acrescentou.

Usuária do Caps Davi Capistrano há 15 anos, Solange Pinto disse que a atividade a deixou muito feliz. “Minha alegria é reflexo da oportunidade que tive de se sentir útil, fazendo esses trabalhos manuais. Gosto daqui do Caps, das palestras e orientações passadas pelos trabalhadores. Me sinto valorizada e vou passar tudo que aprendi aqui para os homens da minha família”, comemorou.

Segundo o usuário Carlos Roberto da Conceição, essa conversa foi essencial para tirar algumas dúvidas. “Eu estou nesse Caps há mais de 16 anos e gosto do atendimento daqui. Gosto muito dessa integração entre os profissionais e nós [pacientes], pois tiramos dúvidas e eles também ouvem um pouco sobre a gente. É uma ação importante para o homem se alertar mais e se cuidar mais também”, destacou.