17 de Março: obras revelam função social e elevam autoestima dos moradores

Obras e Urbanização
09/11/2018 08h29

Poder andar em ruas devidamente calçadas e limpas, ter perto de casa serviços públicos de qualidade como escolas, unidade de saúde e atendimentos psicossociais acolhedores. Neste quesito, a Prefeitura de Aracaju se destaca como uma capital que mantém a administração ordenada, respeitando os servidores e levando aos cidadãos aquilo que eles solicitam. Um bom exemplo deste modelo de gestão é a transformação ambiental, estrutural e social realizada no bairro 17 de Março, zona Sul, com os investimentos de quase R$ 18 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, e a possibilidade de convivência em um local adequado e em condições dignas.

Testemunha ocular das melhorias, a comerciante Cristiane Santos compara o que já viveu, tempos atrás, com o novo cenário que vê ao abrir o seu comércio. Ela conta os problemas que enfrentou pelas péssimas condições de sua rua. "Tinha época que nem o caminhão que trazia mercadoria entrava aqui. Era muito sofrimento e prejuízo. Pensei em vender meu imóvel e ir embora, mas agora tudo melhorou e até minha clientela aumentou", comemora.

O aposentado Valdomiro Leite diz que nem gosta de relembrar o quanto já sofreu com a fala de saneamento e enumera as dificuldades de outros tempos. "Quantas vezes tive que ir ao Hospital Fernando Franco com febre por causa de alguma doença transmitida por mosquito. Só sabe quem vivem aqui como era difícil, mas agora vai melhorar", afirma Valdomiro.

Para o carpinteiro José Pedro Santos, agora o 17 de Março está se transformando em um bairro modelo, como era a ideia original. "Lembro que este bairro foi planejado para atender pessoas que, como eu, não tinham moradia. Foi o prefeito Edvaldo Nogueira quem construiu nossos apartamentos, fez escola e deixou dinheiro para finalizar as obras, mas a gestão passada não fez. Agora, pelo que vejo, Edvaldo vai concluir a obra que ele começou e, por isso, só tenho a agradecer", revela o aposentado.

Se cada obra tem um valor, o capital social resultante de todo este trabalho no 17 de Março pode ser constatado em cada depoimento e nas diversas manifestações de aprovação de pessoas que sempre sonharam ter uma moradia, escola para os filhos, ruas para poder andar tranquilamente. "Estas obras significam, de fato, a conclusão de um projeto planejado e começado a ser executado por Edvaldo Nogueira. Pelas circunstâncias, isto foi paralisado, a população pagou o preço e foi necessária a volta do prefeito para que finalmente a infraestrutura do 17 de Março pudesse ser consolidada. O mais importante é que o andamento de todas as obras estão satisfatoriamente céleres", destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.