Semáforos inteligentes vão melhorar mobilidade em Aracaju

Transporte e Trânsito
14/11/2018 10h30

Com o objetivo de otimizar o tempo de espera dos veículos e pedestres nos sinais de trânsito, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está investindo cerca de R$ 15 milhões na implementação da semaforização inteligente. A ação faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana da capital e o objetivo é aplicar a tecnologia nos 150 cruzamentos semafóricos.

Até o momento, a SMTT fez a etapa da obra civil em mais de 20 cruzamentos, que receberão a semaforização inteligente. O superintendente interino da SMTT, Renato Telles, destacou que o sistema a ser implantado é de alta tecnologia e que com estes equipamentos haverá redução dos congestionamentos. "O trânsito fluirá muito mais rápido, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população. A etapa de obra civil já foi feita em vários cruzamentos e a montagem e a instalação dos equipamentos já foram iniciadas", informou.

De acordo com o coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, o uso da tecnologia contribuirá com a mobilidade urbana de Aracaju. "As longas filas de espera dos carros serão reduzidas com a implantação da sinalização semafórica por controladores inteligentes. Esses equipamentos permitirão melhor fluxo no trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana de Aracaju. Estamos em uma nova era tecnológica e esses semáforos darão maior mobilidade, não só para os veículos como também para os pedestres. Essa é mais uma das ações para que a capital se torne uma cidade humana, inteligente e criativa", disse.

Atualmente, os sinais de trânsito funcionam através de um sistema de temporização programado. Enquanto isso, por terem câmeras, a nova geração de semáforos inteligentes distribui o tempo de espera de acordo com o fluxo de veículos. Assim, há diminuição dos congestionamentos, o que possibilita uma maior circulação no trânsito.

Segundo o coordenador de sinalização da SMTT, no Projeto de Mobilidade Urbana está presente também a construção da Central de Controle Operacional (CCO). “A superintendência pretende instalar a CCO para controlar o tempo remotamente dos semáforos em possíveis casos de ocorrências no trânsito”, conta Diego.

Trânsito Adaptado

A semaforização inteligente também dará prioridade aos pedestres. No novo sistema consta a instalação também de botoeiras adaptadas para pessoas com deficiência visual que, em modo sonoro, orientará a travessia e garantirá maior segurança a todos.

Novas instalações

Veja abaixo alguns dos locais onde já foi feita a etapa da obra civil para a implementação do sistema inteligente:

- Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral - rua Franklin de Campos Sobral

- Av. Min. Geraldo Barreto Sobral - Av. Dr. José Machado de Souza

- Av. Min. Geraldo Barreto Sobral - Av. Marieta Leite

- Av. Min. Geraldo Barreto Sobral - Av. Jornalista Santos Santana

- Av. Jornalista Santos Santana - rua José Seabra Batista

- Av. Deputado Pedro Valadares - Jacinto Uchôa de Mendonça

- Av. Professor Acrísio Cruz - rua Ananias Azevedo

- Av. Prof. Acrísio Cruz - Av. Francisco Porto

- Av. Prof. Acrísio Cruz - rua Dep. Euclides Paes Mendonça

- Av. Francisco Porto - Av. Pedro Paes de Azevedo

- Av. Augusto Franco - Av. Gonçalo Rollemberg Leite

- Av. Beira Mar - Av. Presidente Tancredo Neves

- Av. Murilo Dantas - Av. Beira Mar

- Av. Murilo Dantas - rua Tenente Antônio Fontes Pitanga

- Av. Heráclito Rollemberg - rua Firmino Fontes

- Av. Melício Machado - Av. Senador Júlio César Leite

- Av. Heráclito Rollemberg - Av. Antônio Alves

- Av. Heráclito Rollemberg - Hildete Falcão Baptista

- Av. Heráclito Rollemberg - Av. Josino José de Almeida

- Av. Heráclito Rollemberg - Av. Dr. Tarcísio Daniel dos Santos