Saúde reinicia consultas no Castramóvel e vacina quase oito mil animais

Saúde
13/11/2018 18h15

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), oferece diversos tipos de serviços à população de Aracaju, a exemplo da vacinação antirrábica e da castração gratuita de animais machos através do Castramóvel.

As vacinas contra a raiva podem ser aplicadas durante todo o ano na sede do CCZ, porém, durante o período de Campanha Antirrábica, iniciada no último dia 15, agentes da SMS são espalhados em diversos postos fixos para intensificar as aplicações, a fim de aumentar a proteção contra a doença, que pode ser letal aos seres humanos.

Até agora, as equipes já vacinaram 25.084 animais, sendo 17.445 cães e 7.639 gatos. Apenas no último sábado, dia 10, foram aplicadas 7.836 doses da vacina. “A raiva é uma doença transmitida pelos animais ao homem, de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, é essencial vacinar os animais de estimação”, alertou Marina Sena, coordenadora do CCZ.

A Campanha Antirrábica nos postos fixos será finalizada no dia 24 de novembro, abrangendo a 1ª e 2ª região de saúde, que abrange os bairros Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruana, 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, conjuntos Augusto Franco, Orlando Dantas e outros. Após essa data, a vacina continuará a ser disponibilizada no CCZ, no bairro Capucho (vizinho à sede do Ibama), durante todos os dias úteis do ano.

Castramóvel


Na manhã desta terça-feira, 13, as consultas de cães e gatos no Castramóvel foram retomadas na comunidade do Bugio. Na primeira etapa do bairro foi realizado o cadastramento, onde o dono do animal apresentou cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. “Foram cadastrados 211 animais aqui no Bugio, e depois foi feita uma triagem para selecionar os animais que vão para a cirurgia. Agora estamos realizando as consultas e verificando se os animais cadastrados estão sadios e se têm condições de passar pelo procedimento cirúrgico e anestésico”, enfatizou Marina Sena.

Para ter acesso ao serviço é preciso que os animais estejam vacinados, vermifugados, dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. “A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação. Além disso, para que a cirurgia seja liberada, ainda é preciso estar atento a todas as normas do projeto. Os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade; apenas os machos serão esterilizados; animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica”, acrescentou a responsável técnica do Castramóvel, Cíntia Freire.
 
Para a moradora do Bugio, Ana Cristina Vieira, que levou seus dois gatos para serem avaliados, esta ação é muito importante. “Depois de ter feito o cadastramento, trouxe meus gatinhos para a consulta e agora é esperar para castrar, pois é necessário para controlar a reprodução, diminuindo o número de abandonados, e evitando que eles passem doenças”, opinou.
 
As primeiras cirurgias do Bugio serão iniciadas na próxima terça e quinta-feira, dias 20 e 22, respectivamente.