Grupo de diabéticos da UBS Geraldo Magela comemora quatro anos de existência

Saúde
13/11/2018 13h17

O Grupo de Diabetes “Adoçando a Vida”, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, comemorou nesta terça-feira, 13, o quarto ano de existência. Para celebrar, foram realizadas atividades lúdicas como apresentação de dança, orações, cantoria e brincadeiras.

O grupo de diabéticos foi criado em novembro de 2014, e é composto por cerca 30 participantes, que se reúnem uma vez por mês na unidade, e têm como objetivo o atendimento coletivo dos pacientes portadores de diabetes tipo 2 e os dependentes de insulina.

“Todo mês tem um profissional que passa orientações pertinentes ao diabetes. Também temos os nossos momentos de confraternização. Aqui eles se tornaram uma família e aprendem de uma forma bem lúdica como cuidar da doença. Temos visto, através de pesquisas, a melhora da saúde deles depois que começaram a participar do grupo Adoçando a Vida”, informou a enfermeira Rute Santos Silva.

Rute acrescentou que o grupo é apoiado pelos servidores da UBS, pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e pelos estudantes de Medicina e de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “São pessoas sempre muito alegres, e não é o açúcar que vai tirar a alegria deles. Juntos, aprendemos a viver bem com uma alimentação saudável. Nosso trabalho ajuda, inclusive, para que em momentos especiais como hoje possamos abrir uma pequena exceção no cardápio”, brincou a enfermeira.

Durante a ação houve uma apresentação surpresa do personagem Dr. Azulzinho, que faz parte da equipe do Centro de Diabetes de Sergipe. A figura lúdica usa azul, pois é a cor que representa a doença, e foi criação do jornalista Antônio Valadão, que também é portador do diabetes.

Ainda ocorreu uma apresentação do Grupo de Dança da Melhor Idade da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Temos 22 participantes e fomos convidadas para nos apresentarmos aqui. Eu também participo do Grupo Adoçando a Vida e gosto muito”, opinou a integrante Marluce Rocha, 69 anos.

Importância

Para Lilian Oliveira Cruz Ramos, 62, este grupo teve muita importância na vida dela. “Até porque quando nós somos diabéticos temos os médicos, mas somente nas consultas não conseguimos extrair toda a sabedoria que aprendemos neste grupo. Quando descobri, aos 41 anos, fui ao médico particular, mas fui convidada a participar deste grupo, que tem me ajudado muito. Se no começo eu soubesse o que sei agora, teria evitado alguns alimentos que prejudicam a minha visão hoje”, frisou Lilian, que faz tratamento de vista há dois anos para amenizar os impactos da doença.

A nutricionista do Nasf, Adel Medeiros, disse que o Adoçando a Vida é um grupo muito ativo. “Eles são muito interessados e fazem muitas perguntas. É um grupo que funciona, surte efeito, é um trabalho educativo e conseguimos ver o retorno”, opinou.

Seu Edvlado Cardoso de Moura, 70, está no há dois anos e disse que . “Eu me sinto feliz aqui, pois participo de tudo nesta UBS. Faço parte da Academia da Cidade, vou a todos os passeios, já fui até à praia de Pirambu com este grupo. É algo muito bom para a minha vida estar envolvido com as atividades daqui”, destacou.