Saúde promove prática de yoga e relaxamento com gestantes do Santa Maria

Saúde
13/11/2018 16h17

Para cuidar da saúde de mães e bebês e dar informações sobre o universo da gestante, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, promoveu uma tarde de Yoga e relaxamento com o grupo “Cirandas de Maria”, composto por mulheres do bairro Santa Maria, que participam de diversas atividades desenvolvidas, principalmente, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

Segundo a enfermeira e referência técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Bonfim, as mães recebem uma atenção especial. "As informações que elas recebem são diferentes da consulta. Aqui nós temos um trabalho mais específico para atender às necessidades das gestantes, que debatem principalmente sobre trabalho de parto, importância dos exames periódicos durante a gestação, cuidado com a criança, higiene, autoestima, depressão pós-parto, combate a sífilis, contra a violência obstétrica, entre outras situações que podem acontecer", explicou

Durante a atividade, a psicóloga e terapeuta ocupacional, Sônia Maria, falou sobre a prática da yoga na gestante, que é um período de transformação. “É um momento único para cada mulher. Quando ela não se reconhece mais em seu corpo, em sua alma, tudo se modifica. Trata-se de um momento particularmente favorável para a prática de relaxamento. De um modo geral, as posturas do yoga atuam na parte física, beneficiando a musculatura, os ligamentos, os órgãos vitais e toda a parte estrutural do corpo humano, bem como na estrutura energética. Atuam também sobre a parte psicológica e emocional da praticante, através da concentração, relaxamento e respiração, trazendo como consequência o controle das emoções”, explicou.

Aprendizado

Em sua segunda gestação Geane Santos participa do grupo desde o início de sua gravidez. "Depois desta atividade fique até mais calma. A yoga me relaxa, gostei muito, e a equipe nos trata muito bem. Agradeço muito por passarem conhecimento para a gente", disse.

Rute do Nascimento grávida do segundo filho, entrou no grupo por indicação de uma amiga. "Gosto de participar do grupo porque aqui passam muitas informações que a gente não tem. Sempre nos apresentam novidades e aprendemos tudo. Isso me dá  segurança e me deixa mais preparada para o parto”, revelou.

“Cirandas de Maria”

O grupo realiza encontros semanais onde médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais dão orientações sobre os riscos da gravidez, alimentação, trabalho de parto, primeiros cuidados com o bebê, amamentação e direitos garantidos. Além de receber cuidados, elas participam de oficinas, atividades de integração, e fazem visitas ao local onde vão dar à luz.

O grupo é aberto e qualquer mamãe pode fazer parte. O Cras fica localizado na avenida Alexandre Alcino, 2577, no bairro Santa Maria. O Cirandas de Maria realiza encontro em toda terça-feira, das 14h às 17h.  Para mais informações, o telefone para contato é o (79) 3179-3068.