Acompanhantes de crianças do Gacc são motivadas por meio de capacitação da Fundat

Formação para o Trabalho
13/11/2018 20h59

Além de promover formação profissional para o cidadão, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) também se propõe a oferecer, por meio dos cursos de qualificação, formas terapêuticas aos que necessitam de apoio no campo emocional. Foi isso que aconteceu com cerca de 20 mulheres que participaram do curso de Técnicas Básicas em Biscuit (30h), realizado no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), parceiro da Fundat. Através da capacitação, a Fundação proporcionou às acompanhantes de crianças que são atendidas pela instituição, 13 dias de formação profissional e ocupação da mente.

Ao olhar para a história de superação da dona de casa, Genalva Marques, de 48 anos, é perceptível a importância que a Fundat, juntamente com o Gacc, têm na vida das pessoas que precisam de um suporte emocional. Já faz dois anos que ela recebe o apoio psicológico do Gacc – um dos serviços oferecidos pela instituição para qualquer pessoa que necessitar - e sempre admirou os trabalhos feitos com biscuit. A aluna conta que possui uma irmã que já se dedica a esta área artesanal, e por isso, indicou que ela fizesse o curso, sem imaginar que participariam das aulas juntas, graças ao incentivo da instrutora Edclecia Oliveira.

Desde então, Genalva passou de admiradora do artesanato para artesã de biscuit e afirma que vai ajudar a irmã nas encomendas que recebe. “Eu já tive início de depressão e recebo atendimento psicológico aqui no Gacc. Esse curso foi uma terapia, pois mexe com o imaginário e ocupa minha mente, me deixando distante dos problemas. Já fiz o curso de Feltro pela Fundat aqui no Gacc, mas sempre admirei os trabalhos de biscuit, até salvava as fotos em meu celular, agora pude fazer e já vou ajudar minha irmã nas encomendas. Essa será minha renda e vou aguardar o próximo curso para aprimorar o meu trabalho”, relata.

A capacitação foi uma lição de vida para a artesã e instrutora, Edclecia Oliveira. Com 22 anos de dedicação ao biscuit e 12 anos trabalhando como instrutora do curso na Fundat, a professora afirmou nunca ter passado por uma experiência como esta e se emocionou ao falar do exemplo que levará da turma. “Eu levo uma lição para vida inteira, porque elas são fortes apesar de tudo, são guerreiras, se esforçam e deixam tudo para estarem ao lado dos filhos. Levo essa experiência não como um trabalho, e sim como um serviço. Quando nós trabalhamos com amor, não é um trabalho, simplesmente somos felizes”, ressalta.

Apoio através da qualificação

De acordo com o presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, que esteve visitando a turma, os cursos ofertados pela Fundat ao Gacc têm o objetivo de proporcionar aos acompanhantes de crianças e adolescentes com câncer, além de todos que buscam apoio psicológico na instituição, um momento terapêutico que possibilita o bem estar do corpo e da mente.

“Nós temos um carinho muito grande por essa parceria, um olhar muito mais sensível. O que nós oportunizamos aqui é uma ocupação, como se fosse uma terapia ocupacional que tem um viés mais terapêutico, de realmente ocupar as mentes dos entes, familiares e responsáveis por alguma criança ou adolescente com câncer. Além de tranquilizar e esclarecer um pouco a mente, o curso também proporciona uma oportunidade de geração de renda extra para essas alunas”, afirma o presidente interino, salientando que a Fundat sempre estará à disposição para ofertar mais cursos na instituição.

Para a representante do Gacc, a estagiária do curso de Serviço Social, Girleide de Jesus, o curso funcionou como um novo horizonte de oportunidades para as participantes. "Elas se encontravam ociosas por conta da doença do filho ou acompanhante e o curso contribuiu de várias formas, tanto na distração e motivação, como na carreira profissional”, garante.