UBS Ávila Nabuco promove atividades do Novembro Azul

Saúde
14/11/2018 16h45

Em alusão ao Novembro Azul, mês de atenção voltado à prevenção, diagnóstico precoce e conscientização sobre as doenças masculinas, com foco no câncer de próstata, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ávila Nabuco, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu na manhã desta quarta-feira, 14, uma ação educativa para os usuários, na Praça do Conjunto Médici.

A intersetorialidade marcou a realização do evento, com a união dos trabalhadores da UBS Ávila Nabuco, do Conselho Local e de vários programas da SMS, a exemplo da abertura da ação com atividades físicas, com o Programa Academia da Cidade; palestras educativas sobre cuidados no combate ao câncer, com o Programa Saúde do Homem; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, no Previna Móvel do Programa IST/Aids; e aferição de pressão arterial.

Prevenção o ano inteiro

De acordo com a responsável técnica do Programa Saúde do Homem e Consultório na Rua, Kátia Silvina Gonçalves, a campanha tem como objetivo alertar a população masculina da importância da prevenção de doenças relacionadas à sua saúde, não somente do câncer de próstata.

“Na maioria das vezes, o homem não se preocupa muito em se cuidar. É comum só irem ao médico depois de se sentir mal. Eles não têm o hábito de fazer exames regularmente, diferente das mulheres. Por isso, no mês de novembro, intensificamos as ações para estimular os homens a realizar a prevenção de doenças”, reforçou.

Kátia comentou ainda que a boa alimentação, exercícios físicos, visita regular ao médico, são sempre recomendáveis. “O Novembro Azul tem como foco a importância da prevenção e da promoção em saúde. Segundo ela, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são evitáveis através de hábitos saudáveis ao longo da vida e a constante prevenção com a ida à Unidade Básica de Saúde”, enfatizou.

Para a gerente da UBS Ávila Nabuco, Ana Lúcia Souza, todos os trabalhadores ajudaram a sensibilizar a comunidade para esta atividade. “Sempre reforçamos junto à nossa equipe abordagens interdisciplinares, pois a campanha perpassa por diferentes eixos como saúde reprodutiva, paternidade e cuidado, violência contra a mulher, e as principais doenças que acometem a população masculina”, acrescentou.

Iniciativa aprovada

Para o aposentado Manoel Messias, a SMS e a UBS está de parabéns em promover uma ação tão importante dentro de sua comunidade. “Os homens precisam participar mais dessas atividades, pois aqui eu fui bem atendido e realizei todos os atendimentos que tenho direito. Acho que deve ser feito outras vezes para trazer mais saúde e qualidade de vida para essa população que necessita desses serviços. Graças a Deus saio daqui com meus exames em dia e não deu nada alterado, minha saúde está muito boa e eu só tenho a agradecer a esses profissionais”, disse.

Já o aposentado Rosalvo Candido veio receber os atendimentos oferecidos pela ação, e saiu satisfeito com o acolhimento. “Todos me atenderam muito bem e saio daqui feliz. Minha saúde não é tão ruim, eu aferi minha pressão, e fiz os testes rápidos. Tenho que fazer tudo, pois cuidar da minha saúde é sinal que posso viver mais, e é isso que eu quero pra mim”, destacou.