Gerentes das unidades recebem treinamento sobre mudanças na Atenção Básica do SUS

Saúde
16/11/2018 17h33

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continuou na tarde desta sexta-feira, 16, o curso de Qualificação de Gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado no bairro Siqueira Campos.

O curso foi iniciado em julho deste ano, com tem término previsto para fevereiro de 2019 e carga horária de 60 horas. Os encontros acontecem mensalmente, sempre na terceira sexta-feira do mês, das 13h30 às 17h.

Segundo a facilitadora do curso e coordenadora do Serviço Social da SMS, Sindaya Belfort, o curso fundamenta-se na necessidade de formação de agentes capazes de introduzir mudanças nos processos de gestão dos serviços e práticas de saúde.

"E essa necessidade surgiu com as mudanças trazidas pela Portaria do Ministério da Saúde, nº 2.436, emitida em 21 de setembro de 2017. O documento estabelece a revisão das diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o que fez com que os gerentes das UBS ganhem ainda mais relevância nos processos que compõem a Saúde Pública no Brasil”, revelou.

A coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca, explica que o curso visa qualificar e atualizar os gerentes das unidades básicas de saúde abordando diferentes aspectos presentes no processo de trabalho e de gestão do cotidiano das UBS.

"A nova política da Atenção Básica reposiciona os gerentes das UBS como membros da equipe de saúde, delegando a eles o objetivo de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas unidades, em especial no fortalecimento qualitativo dos serviços ofertados à população, por meio da função de técnico-gerencial. A qualificação dos sujeitos da gestão Reap depende do acionamento de um conjunto amplo de atributos cognitivos, relacionais, técnicos e políticos", detalhou.

Para o coordenador do Ceps, João Martins, esta capacitação vem contribuir ainda mais com a construção da política de saúde. “A equipe do Ceps está muito feliz, principalmente porque montamos o curso totalmente voltado para os profissionais da nossa rede de assistência. O que a gente quer é que esse seja um ambiente de encontro e produção de conhecimento", afirmou.

A gerente da UBS Ávila Nabuco, Ana Lúcia Sousa, avaliou o curso como importante e disse que as orientações recebidas foram bastante proveitosas. "É uma troca de experiência muito grande, onde podemos tirar dúvidas e ter um maior contato com a gestão”, disse.

A gerente da UBS Fernando Sampaio, Ivanilde Vieira de Matos, também aprovou a iniciativa e aproveitou o evento para adquirir mais experiência. “Um dos nossos trabalhos é fazer a prevenção e capacitações como esta são de fundamental importância. É muito bom para nós, gerentes, que a gestão possa promover cursos como esse, além de ser um ganho também para a população em geral, que receberá um atendimento ainda melhor”, ressaltou.