Ecoponto se consolida como instrumento de conscientização ambiental entre os aracajuanos

Serviços Urbanos
17/11/2018 10h50


"Essa é a quarta vez que venho nesse espaço para descartar os entulhos da reforma que estamos realizando na casa de minha mãe que mora aqui próximo, no bairro Santo Antônio. Melhor vir aqui do que jogar em vias públicas e deixar a cidade suja. Todos temos que fazer a nossa parte". O depoimento do comerciante Manoel Oliveira deixa claro que um dos principais objetivos da Prefeitura de Aracaju, para a conscientização quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos, está sendo assimilado pela população após a entrega do primeiro Ecoponto do estado, localizado no Bairro Industrial.

Inaugurado há três meses, o espaço, administrado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), é um dos instrumentos da gestão municipal para transformar Aracaju em uma cidade inteligente, humana e criativa. O Ecoponto conta com duas caixas estacionárias de 5 m³ , uma caixa para resíduos da construção civil de 30 m³ , além de seis contentores de 240 litros.  No local, a população pode descartar resíduos recicláveis, eletrônicos e os chamados volumosos, como podas, móveis grandes embalagens e outros resíduos de origem não industrial. O recebimento de resíduos da construção civil são limitados a 1m³ por descarga.

Conforme Rodolfo Costa, gerente de Limpeza Urbana da empresa, o Ecoponto tornou-se conhecido e passou a fazer parte da rotina de aracajuanos, que já adotaram a forma correta de descartar o lixo. “Este é um espaço que recolhe resíduos da construção civil e volumosos, eletrônicos e recicláveis. Pontos como este contribuem, significativamente, para evitar o descarte irregular”, ressaltou o gerente.

Informações sobre o Ecoponto são divulgadas na TV, rádio, jornais e redes sociais, também através do famoso boca a boca. Foi desta última forma que o montador de ferragem, Jonatan Silva Santos, conheceu a estação. “Estou trabalhando numa obra aqui perto. Ia jogar essas sobras de piso ali na frente e umas pessoas disseram que era pra fazer isso no Ecoponto. Perguntei onde ficava e estou aqui”.

Os resíduos da construção civil, levados no carrinho de mão por Jonatan, foram recebidos pelo trabalhador da Emsurb, Valmir Lima. É assim todas as vezes que chega alguém no Ecoponto. Valmir verifica e direciona ao local certo. Ele informa que é crescente o número de pessoas que hoje usa o espaço para o descarte, inclusive para deixar material para a coleta seletiva.

O carroceiro Pedro Antônio da Silva comentou que o Ecoponto está ajudando a mudar a maneira como as pessoas enxergam sua profissão. "Sei que muitos colegas jogam os materiais nas esquinas, mas isso não é o correto e ainda atrapalha quem trabalha da forma certa. Antes da inauguração desse espaço, eu sempre procurava alguma caixa coletora para jogar os entulhos e agora só venho aqui. Estou achando ótimo, pois quando informo as pessoas que me contratam que seu material virá para o Ecoponto percebo a satisfação delas", comentou satisfeito, ele que trabalha nessa profissão há mais de 20 anos.

O gerente de Limpeza Urbana acrescentou que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, instalará, até 2019, mais cinco ecopontos. Até o final desta gestão do prefeito Edvaldo Nogueira deverão ser 18 estações espalhadas pela capital.

Educação ambiental

No mês passado, a Emsurb em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo na capital,  deu início a ações de educação ambiental e a primeira temática abordada junto aos moradores foi sobre o Ecoponto. O projeto, que é executado por 20 jovens aprendizes, foi inicialmente realizado no Bairro Industrial, por ser o local onde o Ecoponto está instalado, e seguiu para o Santo Antônio. O objetivo é levar à população de todos os bairros de Aracaju, os conhecimentos básicos sobre o descarte correto de lixo, bem como informar os serviços já prestados pela Emsurb, no tocante ao descarte consciente.

O Ecoponto do Bairro Industrial está localizado na avenida Julieta Pereira Alves, esquina com avenida Confiança, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.