Workshop sobre plataforma BIM reunirá técnicos da PMA

Planejamento e Orçamento
20/11/2018 14h55

Uma capacitação voltada aos profissionais que passarão a utilizar a plataforma BIM (Building Information Model), que, traduzindo, significa Modelagem da Informação da Construção, e é um conjunto de ferramentas (softwares) para projetos de construção, ainda pouco utilizada no Brasil, que promete reduzir custos e tempo nos projetos a serem desenvolvidos. O workshop, promovido pela Seplog, reunirá profissionais de diversas secretarias e órgãos municipais no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, à praça Dom José Thomaz, S/N,  (praça do Siqueira Campos), a partir das 9h30 desta quarta-feira, 21.

Conforme o coordenador de Tecnologia da Informação da Seplog, Sérgio Rosin, a metodologia BIM, além de abordar todo o ciclo de vida de uma edificação (dos estudos de viabilidade até a eventual demolição), permite a simulação da construção em 3D com informações mais confiáveis e consistentes.

“Esta é uma tendência mundial ainda pouco utilizada no mercado brasileiro. O que antes se fazia no papel, passou a ser feito no computador. Portanto, representa uma mudança de cultura nas organizações que visa obter maior qualidade e eficiência nos projetos arquitetônicos”, explica o coordenador, ao afirmar que atendeu a uma solicitação da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) para promover este workshop com representantes da Autodesk, que é a empresa responsável pelas ferramentas BIM.

O público alvo da iniciativa são engenheiros, arquitetos, projetistas e demais profissionais e técnicos que trabalhem com ferramentas e atribuições correlatas na administração municipal. Mais detalhes através do e-mail mailton.silva@aracaju.se.gov.br.