UBS Fernando Sampaio oferece práticas integrativas aos usuários e trabalhadores

Saúde
22/11/2018 17h43

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio, no conjunto Castelo Branco, vem promovendo diversas atividades em alusão ao Novembro Azul, mês de alerta ao cuidado com a Saúde do Homem. Nesta quinta-feira, 22, foram ofertadas as práticas integrativas e complementares (PIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) para os usuários e servidores da unidade.

A assistente social da UBS, Lara Brito Gomes, informou que tiveram ações com o tema “Saúde do Homem” com o grupo de convivência dos idosos “Jovens há mais Tempo”; no dia 6, houve uma fala de sensibilização no Terço dos Homens na Paróquia São José; no dia 20 teve uma tarde especial de atendimentos aos homens com teste de glicemia, teste rápido, aferição de pressão arterial e consultas com enfermeiros e médicos. “E no próximo dia 30 encerraremos as atividades, com foco exclusivo na saúde do homem, na feira do Castelo Branco. Mas, a prevenção e o cuidado continuam o ano todo”, enfatizou.

As PIC do SUS como massagem corporal, reiki, auriculoterapia, fitoterapia e ventosaterapia são ofertadas todas as quintas-feiras na unidade por meio da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que é formada por residentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Educação Física e Serviço Social, além da parceria com o Movimento Popular de Saúde (Mops).

Segundo a residente e psicóloga Camila Calaça, um dos objetivos destas PIC na unidade é divulgar o trabalho da Residência em Saúde Mental que visa implantar, renovar ou questionar as práticas em saúde. “Nós sabemos que a UBS é vista somente como um local voltado mais para consultas médicas, então, estas PIs vêm justamente para se somar ao cuidado à saúde do cidadão. Elas vêm para contribuir com a saúde e disseminar práticas que sempre existiram, mas que muitas vezes foram deixadas de lado”, explicou.

Camila disse, ainda, que as práticas foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde como auxiliares nos tratamentos. “Inclusive na saúde mental, pois, muitas queixas são referentes à ansiedade, à depressão, à falta de estímulo e a cansaço, e as práticas ajudam as pessoas com estes transtornos”, completou.

Benefícios

De acordo com Lara, para a UBS, as PIC têm sido muito boas, pois têm fortalecido o vínculo com a comunidade. Nós temos tido resultados positivos com os usuários e com os trabalhadores também. As pessoas estão gostando e a lista já está enorme”, destacou a assistente social.

Para o professor e conselheiro local de saúde, Everton Alves, estas atividades são muito benéficas para as pessoas da área. “Os homens cuidam pouco da sua própria saúde e, quando a unidade oferta ações diferentes, elas chamam mais a atenção e a adesão é maior”, ressaltou.

A agente comunitária de saúde, Maria das Graças Gomes, fez o curso de Fitoterapia da UFS em parceria com o Mops e ajuda nas ações das PIC todas as quintas. “Sempre fui curiosa para saber os benefícios das plantas para a nossa saúde. Com o curso, aprendi muita coisa e repasso o meu conhecimento aqui na unidade. Toda quinta-feira, trago um suco verde diferente. Hoje, trouxe o de folhas de tamarindo, que é bom para diminuir a pressão arterial, a taxa de glicemia no sangue, para quem tem diabetes, e reduz o colesterol também”, informou.