Encontro de secretários do Meio Ambiente discute o uso dos recursos naturais para o desenvolvimento das cidades

Meio Ambiente
23/11/2018 14h38

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), representada pelo secretário Augusto Cesar Viana, participou, de 21 a 23 de novembro, do XV Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, em Curitiba (PR). O evento, realizado pela Fundação Konrad Adenauer, em parceria com os Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e a Prefeitura Municipal de Curitiba, tem como intuito reunir os secretários regionais da gestão pública municipal do Meio Ambiente a fim de tratar sobre questões ambientais para a melhoria das cidades brasileiras.

Nesta edição, o tema abordou a natureza como base para o desenvolvimento das cidades. O objetivo foi identificar formas de integrar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos no planejamento territorial, na gestão do uso do solo, no desenvolvimento econômico local e em projetos de infraestrutura. Para isso, durante o encontro, foram discutidos os benefícios a longo prazo das soluções para o crescimento baseadas na natureza e suas relações com a conservação de espécies, a produção de energia e a gestão de resíduos.

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, sempre com o compromisso de participar de eventos como esse, esteve presente mais uma vez e destacou sobre a relevância destas ações que visam tratar sobre questões ambientais, de acordo com a realidade de cada região. “É de suma importância como gestor de um órgão municipal ambiental me envolver em eventos nacionais que tratem assuntos do nosso interesse. E este encontro oportuniza as trocas de experiências, não somente a respeito dos desafios da política ambiental, mas, principalmente, das boas práticas e medidas que já foram implementadas com sucesso em prol de cidades mais sustentáveis. Além de discutir sobre o papel das capitais brasileiras em melhorar a utilização e gestão dos recursos naturais, fator importante para o desenvolvimento de Aracaju e que está aliado ao Planejamento Estratégico da gestão”, declara o secretário. 

O CB27

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, CB27, foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.