Secretário do Planejamento leva experiências de Aracaju para Fórum Nacional em Curitiba

Planejamento e Orçamento
23/11/2018 14h46

Apresentar as experiências exitosas em medidas de gestão aplicadas na Prefeitura de Aracaju como destaque no 71º Fórum Nacional de Secretários de Administração das Capitais – Fonac. Esse foi o intuito do secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, um dos palestrantes do primeiro dia do evento, que reúne gestores públicos de todo o país na cidade de Curitiba/PR. O fórum teve início na quinta-feira, 22, e encerra nesta sexta-feira, 23.  

Após serem recebidos pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, que apresentou o ‘Plano de Recuperação' da capital paranaense, e pelo secretário de Administração de João Pessoa – PB e presidente do Fonac, Roberto Mariz, os secretários iniciaram a troca de experiências na busca de eficiência, comprometimento e transparência na gestão pública.

“É sempre uma oportunidade extraordinária para aprendermos através do compartilhamento de vivências e o contínuo aprimoramento da gestão pública. Fomos convidados, representando a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, para trazer nosso case de sucesso na gestão da folha de pagamento onde, através de monitoramento constante, conseguimos ser uma das únicas cidades do país a contar com zero de erro em processamento de folha”, exemplificou Augusto Fábio.

Efetividade

Durante sua apresentação, o secretário demonstrou a importância estratégica das medidas adotadas diante do passivo crescente e constante que é a folha de pagamento de servidores. “Nós gerimos uma folha de aproximadamente R$80 milhões, onde um por cento de erro representaria R$800 mil. Por isso, mantemos monitoramento constante, com pessoal especializado, e promovemos a redução de efetivo e o redesenho de processos de trabalho, buscando mais efetividade e governança”, detalhou o titular da Seplog.
 
Em sua fala, Augusto Fábio descreveu ainda aspectos relativos à padronização adotada na rotinas de trabalho que permitiu oferecer resolutividade (deferindo ou indeferindo) de mais de oito mil processos herdados da gestão anterior, além de absorver, só no primeiro semestre de 2018, 33 mil novos processos e requerimentos.
 
“Graças à metodologia implantada, com governança sobre a folha, conseguimos apresentar estudos técnicos sobre os pleitos de todas as categorias funcionais do município, mostrando o impacto que isto representaria em números reais e concedendo gratificações e direitos represados há anos. Estabelecemos o que se conhece como ‘trilha de auditoria’, organizando e padronizando a absorção de todos os procedimentos relativos aos servidores, aposentados e pensionistas, além de estabelecer programas de detecção e controle do absenteísmo”, argumentou.

Reconhecimento
Os demais secretários também demonstraram curiosidade sobre outros aspectos que chamam a atenção no esforço de recuperação administrativa da atual gestão de Aracaju, diante da situação caótica em que foi encontrada.

Para o presidente do Fonac, Roberto Wagner Mariz, o conteúdo apresentado pelo secretário da Seplog mostra a seriedade e o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira na gestão administrativa da capital sergipana. Ele acredita que todo o trabalho que a Prefeitura de Aracaju tem feito na rigidez e no controle da execução da folha de pagamento é salutar, entre outros aspectos, para a transparência.

"É bom, primeiro, para o erário porque está cuidando para que não haja perdas. E tudo o que vocês vêm fazendo em Aracaju, e que foi demonstrado por Augusto Fábio neste Fórum, é super importante para nós que somos gestores", disse Mariz que também é responsável pela Secretaria de Administração (Sead) de João Pessoa, na Paraíba.

Já o secretário municipal de Planejamento e Administração de Curitiba, Heraldo Alves das Neves, destacou a apresentação sobre a auditoria da folha de pagamento da Prefeitura de Aracaju como um brinde aos participantes do Fonac. "Para nós, é um tema rico, pertinente, porque estamos buscando o aperfeiçoamento dessas trilhas, desses planos de auditorias, no sentido de evitar gastos desnecessários. Então, foi uma contribuição muito rica", pontuou.
 
Com o mesmo raciocínio, o secretário executivo do fórum, Tiago Bongiovani, disse que a apresentação sobre auditoria de folha de pagamento não apenas enriqueceu o evento, mas foi esclarecedora. "Ele colocou de maneira inteligível os aspectos que envolvem o processo como o acompanhamento a fiscalização dos lançamentos realizados na folha. Certamente todos tiramos muito proveito do que foi apresentado", enfatizou.