Merenda escolar oferecida pelas Emefs de Aracaju é aprovada pelos alunos

Agência Aracaju de Notícias
05/12/2018 09h00

A educação é, sem dúvida, fundamental para todos os cidadãos terem melhores oportunidades de vida. Mas, para aprimorar o desempenho dos estudantes, o primeiro passo é caprichar na alimentação dos alunos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae), realiza o Teste de Aplicabilidade em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) para saber a opinião dos estudantes sobre a qualidade da merenda escolar oferecida nas escolas.

De acordo com coordenadora da Alimentação Escolar da Semed, Joice Carréra, o objetivo do teste é avaliar a aceitação do alimento preparado nas escolas. “Ele é realizado uma vez por ano na rede municipal para que a gente tenha a garantia de aceitabilidade maior ou igual a 85%. Se não for igual ou maior a esse número, o alimento precisa ser substituído ou a preparação precisa ser revista. Quando implementamos algum alimento novo, realizamos o teste novamente”, explicou.

O Teste de Aceitabilidade faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ele é realizado com crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, sempre após à merenda escolar. O teste é adaptado para cada faixa etária dos alunos e compreende questionários, escala hedônica lúdica (teste com carinhas) e votação por meio de placas.

A ação é realizada por uma equipe técnica da Coae, formada pela coordenadora, uma nutricionista e estagiários de nutrição. Além do teste, a equipe também realiza a fiscalização da estrutura da cozinha, higienização, qualidade do alimento, quantidade, além de verificar os procedimentos adotados pela escola no contato com o alimento.

Os alunos da Emef Oscar Nascimento, localizado no bairro Santo Antônio, receberam a visita da equipe técnica. Foram realizadas a pesquisa de satisfação com os alunos sobre a merenda e a fiscalização estrutural. A diretora da Emef, Fátima Oliveira, reconhece a importância desse tipo de ação. “Eu acho muito importante porque dá a garantia da qualidade do que é servido. Faz com que a gente possa desenvolver um trabalho melhor para que todos saiam satisfeitos. É necessário todo um cuidado e carinho com a alimentação para oferecer um cardápio balanceado com frutas, grãos, vegetais, bebidas lácteas. Temos a preocupação de oferecer o alimento com melhor qualidade possível para o aluno e, enquanto direção da escola, também fiscalizamos o cardápio indicado para saber se é condizente com que está sendo servido”, garantiu.

A aluna do 4° ano da Emef Oscar Nascimento, Sabrina Santos, 8, consome diariamente a merenda escolar. “Eu gosto de comer a comida da minha escola, como todos os dias, é muito gostosa”, contou. Guilherme Silva, 8, também aprova a merenda oferecida pela escola. “Eu gosto bastante da comida daqui. Eu sempre repito”, afirmou.

O Teste de Aceitabilidade já foi realizado em 31 escolas da rede municipal de ensino:

- Emef Teixeira Lott
- Emef Olavo Bilac
- Emef Rachel Cortes
- Emef Oscar Nascimento
- Emef Laonte Gama
- Emef Papa João Paulo II
- Emef Tenisson Ribeiro
- Emef Maria Carlota
- Emef Elias Montalvão
- Emef min. Geraldo Barreto
- Emef Diomedes Santos Silva
- Emef José Souza de Jesus
- Emef Santa Rita de Cassia
- Emef Presidente Vargas
- Emef Maria da Glória
- Emef Alcebíades
- Emef Ágape
- Emef Sabino Ribeiro
- Emef Núbia Marques
- Emef João Teles
- Emef José Conrado de Araújo
- Emef Arthur Bispo do Rosário
- Emef Otília de Araújo
- Emef Sérgio Francisco
- Emef Alencar Cardoso
- Emef Nossa Senhora Aparecida
- Emef Anísio Teixeira
- Emef Tancredo Neves
- Emef Bebé Thiúba
- Emef Zalda Gama
- Emef Letícia Soares
 
Até o final deste ano, novos testes serão realizados em mais seis escolas da rede municipal de ensino: Maria Thetis Nunes, Jornalista Orlando Dantas, Dom Vicente Távora, Florentino Menezes, José Carlos Teixeira e Costa Melo, totalizando assim, 37 escolas.