Saúde promove Fórum Perinatal para discutir mortalidade infantil e materna

Saúde
23/11/2018 18h31

Com o objetivo de discutir a mortalidade infantil e materna, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na manhã desta sexta-feira, 23, o Fórum Perinatal. O encontro aconteceu na Universidade Tiradentes e reuniu representantes de todas as instituições que compõem a rede materno-infantil em Aracaju, como a SMS, Secretaria Estadual da Saúde (SES), Colegiados das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), movimentos sociais, conselhos, maternidades e associações, órgão da segurança e comunidade acadêmica.

A iniciativa da realização do Fórum traz o intuito também de trabalhar as soluções para os problemas de forma pactuada e chamando para cada membro a responsabilidade pela diminuição dos índices de mortalidade infantil e maternal.

“A ação se constitui em um espaço coletivo, plural, gestor interinstitucional onde se firmam acordos éticos com instituições, conselhos e sociedade civil para a promoção da saúde e qualidade de vida da mulher e criança. É composto por representantes da esfera estadual, municipal e do judiciário”, explicou o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha.

Público

Segundo a coordenadora de Programas de Atenção à Saúde da SMS, Cristiani Ludmila Borges, é importante o envolvimento de todos nas discussões para que sejam feitas definições sobre a melhoria da rede de serviços oferecidos a gestantes e crianças. “O fórum tem também um caráter pedagógico de troca de experiências sobre o que é observado no local de trabalho e, assim, pactuar soluções, visando, principalmente, a mudança de indicadores”, declarou.

Para o professor da Universidade Tiradentes (Unit) Max Oliveira Menezes, a ação foi um espaço de construção. “Pudemos ouvir experiências profissionais, conciliando com a visão da gestão e traçando metas e resoluções dos problemas, onde foi destacado como funciona o fórum, suas principais diretrizes e atribuições no que diz respeito ao planejamento, monitoramento, avaliação e gestão dos serviços de saúde”, disse.

Linhas de cuidado e atenção

Dentre os temas discutidos dentro do âmbito da saúde materno-infantil, os participantes falaram sobre as novas recomendações de cuidados com gestantes e bebês e, para isso, a participação da doula neste processo também é muito importante."Foi um momento para discutir a linha de cuidados materno-infantil, as novas recomendações do cuidado à gestante da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, pré-Natal e parto baseado em evidências científicas, as boas práticas no parto e nascimento dentre outros assuntos” enfatizou a doula Cláudia Fernandes Soares.

Para e enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hugo Gurgel, Caroline Pontes, o Fórum foi muito importante porque é responsável por gerir as políticas de atenção à saúde das gestantes e recém-nascidos." Avaliamos os indicadores de Aracaju e dialogamos como melhorar este índice, desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso, responsabilização e continuidade do cuidado, até a resolutividade e avaliação contínua, promovendo, além de saúde, a qualidade de vida desse público”, relatou.