Capacitação em Salgadeiro estimula abertura de negócios no bairro 17 de Março

Formação para o Trabalho
26/11/2018 15h59

Os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos não impediram Lucimar Barbosa de buscar melhorar de vida através do curso de Salgadeiro (160h), oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, por meio do Programa Senac de Gratuidade. "Já tinha feito outros cursos nessa área, mas nunca trabalhei com isso. Pude aprender muita coisa e já tenho planos para trabalhar. Foi uma oportunidade para a gente ser mais independente", afirmou.

Para ela, o aprendizado ultrapassou os limites da cozinha. "Vim para este curso pensando em aprender a fazer salgados para os aniversários dos meus filhos e eventos da igreja, mas aqui a gente teve orientação de como usar o conhecimento para poder empreender. Agora, quero usar uma parte do terreno da minha casa para montar meu próprio negócio e ajudar na renda da família", contou.

Desenvolvido no Centro de Qualificação e Unidade de Produção (CUQP), situado no bairro 17 de Março, zona Sul, a capacitação  se encerrou nesta segunda-feira, 26, com o objetivo de não apenas ensinar novas técnicas para a preparação de salgados, mas também estimular novas perspectivas nos alunos que desejam ingressar no mercado de trabalho, seja como funcionário ou dono do próprio negócio.

De acordo com a instrutora, Luciana Silva, esse tipo de ação contribui para que a população das comunidades carentes esteja mais próxima das chances de crescimento profissional. "Os alunos puderam conhecer os tipos de massas, desde as folhadas até as fritas, além de técnicas que os ajudaram a entender a fermentação, o cozimento e o preparo. É muito satisfatório ver o resultado do curso, porque vi que eles começaram a fazer em casa e tiraram fotos para me mostrar. Percebo o interesse deles em trabalhar nessa área, que é muito abrangente e emprega muitas pessoas", ressaltou.

Satisfação

Embora tenha 18 anos e pouca experiência com o tipo de culinária ensinada no curso, Alice Santos não mediu esforços para aprender e planejar seu futuro de agora em diante. Para ela, esse foi só o começo para sua trajetória profissional. "É uma coisa nova e eu gostei muito. Até pretendo abrir meu próprio negócio. Sempre que a Fundat oferecer cursos por aqui, quero fazer para me aprimorar e aprender mais", vislumbrou.